quinta-feira, 2 de outubro de 2014

2 DE OUTUBRO - JOSEPH CUGNOT

EFEMÉRIDE – Nicolas-Joseph Cugnot, inventor francês, morreu em Paris no dia 2 de Outubro de 1804. Nascera em Void (Meuse), em 26 de Fevereiro de 1725. Concebeu e realizou o primeiro veículo autopropulsionado do mundo, um veículo para transporte de carga com três rodas e feito em madeira.
Cugnot era engenheiro militar e fez, desde 1765, experiências com vários modelos de veículos movidos a vapor. Estes veículos seriam destinados ao transporte de canhões pesados do exército francês.
Uma versão funcional da sua máquina a vapor circulou em 1769 e, no ano seguinte, Cugnot construiu uma versão melhorada. Este veículo tinha capacidade para carregar até 4 toneladas, à velocidade de 4 km por hora. Possuía duas rodas atrás e uma à frente, sendo dirigido por um leme. Em 1771, certamente por deficiência do sistema de travagem, o veículo embateu numa parede de tijolos, ficando o facto reconhecido como o primeiro acidente de automóvel do mundo. Este acidente, juntamente com problemas financeiros, pôs termo às experiências do exército francês com veículos mecanizados. No entanto, no ano seguinte, Luís XV atribuiu a Cugnot uma pensão de 660 libras anuais, como prémio pelo seu trabalho inovador.
Com a Revolução Francesa, a pensão foi-lhe retirada em 1789 e ele exilou-se em Bruxelas, onde viveu em extrema pobreza. Em 1800, quatro anos antes do seu falecimento, voltou para Paris a convite de Napoleão Bonaparte, passando a receber uma pequena ajuda financeira.
A máquina de Cugnot de 1771 encontra-se em exposição, num estado de conservação notável, no Conservatoire National des Arts et Métiers, na capital francesa. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...