segunda-feira, 6 de outubro de 2014

6 DE OUTUBRO - JÚLIA PINHEIRO

EFEMÉRIDEJúlia Eduarda Santos Afonso Martins Pinheiro Pego, apresentadora de televisão portuguesa, nasceu em Lisboa no dia 6 de Outubro de 1962. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas na Universidade Nova de Lisboa e fez uma pós-graduação em Comunicação Social na Universidade Católica Portuguesa.
Estreou-se na televisão em 1981, como uma das apresentadoras de “Estamos Nessa”, na RTP. Em 1984, foi para a Rádio Renascença, onde permaneceu até 1992. Depois, ingressou na SIC e apresentou “Praça Pública”,”Cantigas do Maldizer”, “Só Para Inteligentes”, “SIC 10 Horas”, “A Noite da Má Língua”, “Filhos da Nação”, “Mr World”, “SIC 11 Horas”, “Noites Marcianas” e “Às Duas por Três”. Voltou à RTP, onde apresentou “O Elo Mais Fraco”, “Gregos e Troianos”, “O Jogo da Espera” e “Melhor é Impossível”. Mudou-se depois para a TVI, canal em que exerceu as funções de subdirectora de Programação e onde apresentou variadíssimos talk-shows e reality-shows, nomeadamente “Quinta das Celebridades”, “Primeira Companhia”, “Circo das Celebridades”, “As Tardes da Júlia” e “Secret Story – A Casa dos Segredos”.
Em Janeiro de 2011, regressou à SIC para assumiu o cargo de directora de Formatação de Conteúdos. Estreou-se com o programa diário “Querida Júlia”cuja última emissão teve lugar em Janeiro de 2014. Actualmente, divide o programa “Queridas Manhãs” com João Paulo Rodrigues. Preencheu também os serões de sábado e domingo com os programas “Peso Pesado”, “Splash! Celebridades” e, ainda, “Sabadabadão”, programa apresentado juntamente com João Baião.
Teve participações especiais em algumas séries televisivas e apresentou diversas galas e algumas reportagens de casamentos reais. Trabalhou também na RDP1 e na Rádio Nostalgia. Colaborou nas revistas “Máxima” e “Lux”.
Lecciona o curso de pós-graduação em Televisão na Universidade Autónoma de Lisboa. Em Abril de 2009, lançou o seu primeiro romance, “Não sei nada sobre o amor”. É casada com Rui Pego e mãe de três filhos. Por curiosidade, diga-se que Júlia Pinheiro gostava de ter sido arqueóloga. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...