quinta-feira, 30 de outubro de 2014

30 DE OUTUBRO - KONSTANTINOS TSIKLITIRAS

EFEMÉRIDEKonstantinos Tsiklitiras, campeão olímpico grego, nasceu em Pylos no dia 30 de Outubro de 1888. Morreu em 10 de Fevereiro de 1913.
Mudou-se para Atenas a fim de tirar um Curso Comercial e começou simultaneamente a praticar desporto. Foi jogador de water-polo e de futebol (no Panathinaikos) até se dedicar ao atletismo, especialmente aos saltos, tendo sido Campeão Grego dezanove vezes.
Participou nos Jogos Olímpicos de Londres, em 1908, onde ganhou duas medalhas de prata nos saltos em altura e comprimento sem balanço, provas que hoje já não existem no calendário olímpico. Quatro anos depois, em Estocolmo, foi Campeão Olímpico de salto em comprimento sem balanço e medalha de bronze em altura.
A carreira de Konstantinos como atleta foi interrompida em 1913, quando se alistou no exército grego para lutar na Guerra dos Balcãs, tendo combatido na Batalha de Bizani. Contraiu meningite no campo de batalha e morreu aos 24 anos. Até hoje, é o único grego a ter ganho medalhas em duas Olimpíadas.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...