sexta-feira, 24 de outubro de 2014

24 DE OUTUBRO - JERSY KUKUCZKA

EFEMÉRIDEJerzy Kukuczka, alpinista polaco, morreu durante a escalada do Lhotse, no Nepal, em 24 de Outubro de 1989. Nascera em Katowice no dia 24 de Março de 1948.
Em Setembro de 1987, tornou-se o segundo homem, depois de Reinhold Messner (um ano antes), a ter escalado todas as montanhas do mundo com mais de 8 000 metros.
Kukuczka é considerado por muitos como um dos melhores alpinistas de alta altitude de todos os tempos. Ele escalou os catorze picos mundiais com mais de 8 000 m, mais rapidamente do que qualquer outra pessoa (em oito anos, contra dez de Messner). Neste processo, Kukuczka estabeleceu nove novas rotas e escalou quatro picos durante o Inverno. Foi também o segundo homem a realizar a escalada de uma montanha de 8 000 metros em solitário e sem oxigénio (Makalu em 1981).
Jerzy morreu durante uma tentativa de escalar a face sul do Lhotse, a uma altitude de cerca de 8 200 metros. Uma corda, que ele comprara em segunda-mão num mercado de Katmandu, rompeu-se durante a ascensão e causou-lhe uma queda que seria mortal.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...