sábado, 4 de outubro de 2014

4 DE OUTUBRO - JEAN BÉRAUD

EFEMÉRIDEJean Béraud, pintor impressionista francês, morreu em Paris no dia 4 de Outubro de 1935. Nascera em São Petersburgo, na Rússia, em 12 de Janeiro de 1849. Terá nascido em São Petersburgo (com a sua gémea Mélanie), quando o pai – que era escultor – estava a trabalhar em obras na Catedral de Santo Isaac.
Estudou no Lycée Bonaparte, sendo depois aluno de Léon Bonnat na Escola das Belas-Artes de Paris
Béraud ficou famoso por retratar cenas da vida quotidiana parisiense da Belle Époque. Pintava com acuidade e por vezes com ironia os meios burgueses, os pequenos ofícios, o ambiente dos cafés e as ruas de Paris. 
Participou num Salão, pela primeira vez, em 1872, mas só conheceu verdadeiramente o sucesso em 1875/76, graças aos seus quadros “A bola de vidro” e “O Regresso do enterro”. O primeiro marcou mesmo o início da sua fase impressionista.
Fez cerca de 200 retratos e foi um dos fundadores, em 1890, da Sociedade Nacional das Belas-Artes, juntamente com Rodin, Joseph Meissonnier e Puvis de Chavannes. Foi nomeado Cavaleiro da Legião de Honra em 1887 e Oficial em 1894. Está sepultado no cemitério de Montmartre.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...