terça-feira, 21 de outubro de 2014

21 DE OUTUBRO - TARIQ ALI

EFEMÉRIDETariq Ali, historiador, escritor, activista e comentador político britânico de origem paquistanesa, nasceu em Lahore no dia 21 de Outubro de 1943. Autor de um grande número de obras, em particular sobre a Ásia do Sul, o Médio Oriente, a história do Islão, o império americano e a resistência política, escreve periodicamente nos jornais “The Guardian”, “CounterPunch” e “London Review of Books” e na revista “New Left Review”, onde é membro do comité de redacção. É director editorial da editora londrina Verso.
Nascido e criado em Lahore, que fazia então parte da Índia colonial, actual Paquistão, estudou na Universidade do Punjab. Devido aos seus contactos com movimentos estudantis radicais e temendo pela sua segurança, os pais fizeram-no emigrar para Inglaterra, onde estudou Filosofia, Política e Economia no Colégio de Exeter. Foi o primeiro paquistanês a ser eleito presidente da Oxford Union, sociedade estudantil que organizava debates.
A sua notoriedade teve início durante a Guerra do Vietname, quando manteve acesos debates com personagens centrais, tais como Henry Kissinger. Tornou-se um crítico ferrenho das políticas externas dos Estados Unidos e de Israel.
Atraído pelo movimento socialista revolucionário, em virtude da sua participação no jornal “The Black Dwarf”, juntou-se em 1968 ao partido trotskista International Marxist Group (dissolvido em 1981), tornando-se membro do comité executivo da Quarta Internacional.
Tariq tem sido um crítico das políticas económicas neoliberais e esteve presente nas edições de 2003 e 2005 do Fórum Social Mundial, tendo sido um dos dezanove signatários do “Manifesto de Porto Alegre” (2005).
Publicou mais de uma dezena de livros sobre história e política internacional, além de várias novelas. Uma das suas obras mais conhecidas é “Bush na Babilónia: a Recolonização do Iraque” (2003). Vive actualmente em Londres, com a sua companheira Susan Watkins, redactora-chefe da “New Left Review”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...