segunda-feira, 20 de outubro de 2014

20 DE OUTUBRO - CALANE DA SILVA

EFEMÉRIDE – Raul Alves Calane da Silva, escritor e jornalista moçambicano, nasceu em Lourenço Marques, actualmente Maputo, no dia 20 de Outubro de 1945.
Obteve o grau de mestre em Linguística Portuguesa, na Universidade do Porto, bem como o grau de doutor em Linguística Portuguesa, na mesma universidade, com uma tese intitulada “Do léxico à possibilidade de campos isotópicos literários”.
Foi docente de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa na Universidade Pedagógica e director do Centro Cultural Brasil-Moçambique em Maputo, sendo responsável pela dinamização das actividades culturais que nos últimos anos têm sido levadas a cabo neste local. É membro do Conselho Consultivo do Movimento Internacional Lusófono.
Coordenou a “Gazeta Artes e Letras” da revista “Tempo” em 1985 e foi chefe de redacção da Televisão Experimental de Moçambique em 1987. Foi ainda membro da direcção da Associação dos Escritores Moçambicanos
Condecorado em Maputo (2011) com a Comenda da Ordem de Rio Branco, por ocasião do Dia do Diplomata. Em Novembro de 2011, foi anunciado como vencedor do Prémio José Craveirinha, o maior galardão moçambicano, que distinguiu a sua carreira literária. Publicou, desde 1982, vários livros de poesia, contos, crónicas e ensaios. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...