quinta-feira, 9 de outubro de 2014

9 DE OUTUBRO - ISMAEL NERY

EFEMÉRIDE Ismael Nery, pintor brasileiro, nasceu em Belém do Pará no dia 9 de Outubro de 1900. Morreu no Rio de Janeiro em 6 de Abril de 1934. As suas obras foram executadas atravessando as seguintes fases: Expressionista (1922/23), Cubista, com evidente influência da fase azul de Pablo Picasso (1924/27) e Surrealista, a sua fase mais importante e promissora (1927/34).
Descendente de indígenas, africanos e holandeses, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro em 1909. Em 1917, ingressou na Escola Nacional de Belas Artes. Viajou pela Europa em 1920, tendo frequentado a Academia Julian em Paris. De volta ao Brasil, trabalhou como desenhador na secção de Arquitectura e Topografia da Directoria do Património Nacional, órgão ligado ao Ministério da Fazenda. Ali conheceu o poeta Murilo Mendes, que se tornaria seu grande amigo e o maior incentivador da sua obra.
Em 1922, casou-se com a poetisa Adalgisa Ferreira. Em 1927, fez nova viagem à Europa, onde entrou em contacto com Marc Chagall, André Breton e Marcel Noll, entre outros surrealistas.
Os seus temas remetem-nos sempre para a figura humana: retratos, auto-retratos e nus. Não se interessou pelos temas nacionais, indígenas e afro-brasileiros, que considerava regionalistas e limitados. Dedicou-se também a várias técnicas aplicadas em desenhos e ilustrações de livros, tendo sido igualmente cenógrafo.
Em 1929, depois de uma viagem à Argentina e ao Uruguai, foi-lhe diagnosticada tuberculose, o que o levou a internamento num sanatório pelo período de dois anos. Saiu aparentemente curado mas, em 1933, a doença voltou de forma irreversível. A partir daí, as suas figuras tornaram-se mais viscerais e mutiladas. Faleceu aos trinta e três anos, sendo sepultado vestido com um hábito dos franciscanos, numa homenagem dos frades à sua ardorosa fé católica.
A obra de Nery permaneceu ignorada do público e da crítica até 1965, ano em que teve o seu nome inscrito na 8ª Bienal de São Paulo, na Sala Especial de Surrealismo e Arte Fantástica. As suas obras foram expostas de novo na 10ª Bienal de São Paulo. Foram feitas retrospectivas dos seus quadros em 1966 e em 1984, quando do cinquentenário da sua morte.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...