domingo, 5 de outubro de 2014

5 DE OUTUBRO - MOACYR FRANCO

EFEMÉRIDEMoacyr Franco, de seu verdadeiro nome Moacir de Oliveira Franco, actor, cantor, compositor, autor, apresentador de televisão, humorista e político brasileiro, nasceu em Ituiutaba no dia 5 de Outubro de 1936.
Começou a sua carreira nos anos 1960, no programa “Praça da Alegria”. Teve depois grande sucesso, ao gravar a marchinha de carnaval “Me Dá Um Dinheiro Aí”. Outras músicas com muito êxito foram “Suave é a Noite” (versão em português de “Tender is the Night”), “Pelé agradece”, “E tu te vais”, “Pedagio” e “Eu Nunca Mais Vou Te Esquecer”.
Sofreu um grave acidente de automóvel nos anos 1970 e depois um AVC, o que prejudicou muito a sua carreira. Depois dos sucessos na primeira metade da década de 1970, nunca mais recuperou a enorme popularidade que tinha conquistado.
Desde então, lançou vários discos (teve muito êxito com a canção “Balada número sete”, homenagem ao grande jogador de futebol Garrincha), e ganhou 42 Discos de Ouro, além de trabalhar nas principais emissoras do país, apresentando, produzindo, escrevendo e actuando em diversos programas. Continuou a seguir sempre, paralelamente, a carreira de cantor, apresentando-se em todo o Brasil. Em 1978, alcançou grande sucesso com “Turbilhão”, a música mais tocada no carnaval desse ano.
Nas décadas de 1980/90, compôs várias músicas tipo sertanejo, que alcançaram os primeiros lugares nos tops de vendas. Entre os anos 1983 e 1987, interrompeu a carreira artística para cumprir mandato de deputado federal, após ter sido eleito no estado de São Paulo pelo PTB. Em 2010, tentou voltar à carreira política, candidatando-se a senador pelo PSL mas, apesar de ter obtido mais de 400 mil votos, não foi eleito.
Na TV, apresentou vários programas como “A Mulher é um Show”, “Moacyr Franco Show” e “Moacyr TV”, na Rede Globo, além de actuar em vários programas humorísticos.
Em 2011, ganhou o Troféu Menina de Ouro de Melhor Actor Secundário no Festival de Cinema de Paulínia (filme “O Palhaço”). 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...