quarta-feira, 8 de outubro de 2014

8 DE OUTUBRO - PAUL HOGAN

EFEMÉRIDEPaul Hogan, actor, guionista e produtor de cinema australiano, muito conhecido pelo seu papel na série de filmes “Crocodile Dundee”, nasceu em Lightning Ridge, Nova Gales do Sul, no dia 8 de Outubro de 1939.
A fama chegou-lhe no início dos anos 1970, com a comédia televisiva “The Paul Hogan Show”, que ele produziu e co-escreveu. Esta série, que teve 60 episódios entre 1973 e 1984, foi muito popular, tanto no seu país natal como na Inglaterra. Em 1985, Hogan foi considerado o Australiano do Ano e foi nomeado membro da Ordem da Austrália.
Durante a década de 1980, filmou uma série de anúncios televisivos promovendo a indústria do turismo australiano, que foi difundida com muito êxito nos Estados Unidos.
O principal filme de Hogan, “Crocodile Dundee” (1986), que conta a vida de um caçador que viaja desde o outback australiano até Nova Iorque, foi financiado por ele próprio e por um grupo de investidores privados, incluindo grande parte do seu elenco. Hogan escreveu igualmente o guião do filme e recebeu um Globo de Ouro de Melhor Actor (1987) pela sua interpretação. Em 1988 e 2001, foi feita a continuação da história, com – respectivamente – “Crocodile Dundee II” e “Crocodile Dundee em Los Angeles”. Entre 1980 e 2009, protagonizou mais oito filmes.
Paul Hogan foi casado e divorciado três vezes, tendo cinco filhos do primeiro casamento e um do segundo. Em 2013, acusou o seu antigo assessor, Philip Egglishaw, de lhe ter ficado com 26 milhões de euros que estavam depositados num banco da Suíça.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muito mais...