domingo, 26 de outubro de 2014

26 DE OUTUBRO - DON SIEGEL

EFEMÉRIDE – Donald “DonSiegel, realizador e produtor de cinema e televisão norte-americano, nasceu em Chicago, no Illinois, no dia 26 de Outubro de 1912. Morreu em Nipomo, na Califórnia, em 20 de Abril de 1991.
Graduou-se no Jesus College e começou a trabalhar no departamento de montagem da Warner Bros. Em 1945, realizou duas curtas-metragens: “Hitler Lives” e “A Star in the Night” (Oscars de Melhor Documentário e de Melhor Curta-Metragem de Ficção, respectivamente). O apreço da Academia por estes trabalhos constituiu um bom início para a sua carreira de realizador.
Em 1956, realizou o filme “Invasion of the Body Snatchers”, com o qual ganhou a reputação de ser um realizador de excelentes trabalhos, mesmo com orçamentos limitados. Em 1962, fez com Steve McQueen “Hell Is for Heroes”. Em 1964, dirigiu “The Killers”, com Lee Marvin, feito para a televisão mas exibido nos cinemas, visto ter sido considerado muito violento.
No final da década de 1960, iniciou uma parceria de sucesso com Clint Eastwood. Entre os filmes que fizeram juntos, destacam-se os policiaisCoogan's Bluff” (1968) e “Dirty Harry” (1972), além do westernTwo Mules for Sister Sara” (1970) e o suspenseEscape from Alcatraz” (1979). Eastwood reconheceu aliás que Siegel foi uma das suas maiores referências no campo da realização, juntamente com Sergio Leone.
Siegel dirigiu também o último filme de John Wayne, o westernThe Shootist” (1976). Entre os seus inúmeros trabalhos para televisão, destacam-se dois episódios da série “The Twilight Zone”, “The Self-Improvement of Salvadore Ross” e “Uncle Simon”.
Esteve casado com a actriz Viveca Lindfors, entre 1948 e 1953. Voltou a casar-se em 1957, com Doe Avedon. Morreu aos 78 anos, vítima de doença oncológica. Teve cinco filhos. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...