segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

12 DE DEZEMBRO - ENRIQUE JORRÍN


EFEMÉRIDE Enrique Jorrín Oleaga, músico, compositor e director de orquestra cubano, criador do cha-cha-cha, morreu em Havana no dia 12 de Dezembro de 1987. Nascera em Candelaria, em 25 de Dezembro de 1926.
Ainda era criança, quando a família se mudou para El Cerro, um bairro da capital cubana. O seu interesse pela música começou aos 11 anos, estudando violino e ingressando no Conservatório Municipal de Havana. Tocou no Instituto Nacional de Música dirigido por Gonzalez Mantici. Em 1941, tornou-se membro da Orquestra Arcaño e, posteriormente, ingressou na Orquestra America.
Em 1949, Enrique Jorrín compôs “La Engañadora”, que é considerado o primeiro cha-cha-cha.
Pensando que o director da Orquestra America, Ninón Mondéjar, estava a tentar roubar-lhe a paternidade do cha-cha-cha, fundou – em 1954 – a sua própria orquestra, a que foi dado o seu nome. Ainda em 1954, transferiram-se para o México, onde estiveram cerca de cinco anos.
Jorrín actuou, ao longo da carreira, em mais de vinte países. Contratou vários músicos – nos anos 1970 – para enriquecer a sua orquestra. Morreu duas semanas antes de completar 61 anos de idade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muito mais...