quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

22 DE DEZEMBRO - ÁLVARO CUNQUEIRO

EFEMÉRIDEÁlvaro Cunqueiro Mora, jornalista, poeta, romancista e dramaturgo espanhol, considerado um dos pilares da literatura galega, nasceu em Mondoñedo no dia 22 de Dezembro de 1911. Morreu em Vigo, em 28 de Fevereiro de 1981.
O pai era boticário e a mão doméstica. Álvaro Cunqueiro matriculou-se na Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Santiago em 1927, mas deixou os estudos para se dedicar ao jornalismo, colaborando em vários jornais e revistas.
Escritor multifacetado, foi autor de cerca de trinta livros – de poesia, romances, peças de teatro e ensaios, escritos uns em galego e outros em castelhano. Fez igualmente várias traduções e continuou sempre com a sua carreira jornalística.
Recebeu o Prémio Nacional da Crítica em 1959. Em 1961, ingressou na Real Academia Galega. Entre vários galardões, ganhou também o Prémio da Crítica de Romance Galego (1979). Em 1991, dez anos após o seu falecimento, foi-lhe dedicado o Dia das Letras Galegas.
Numa entrevista que concedeu em 1974, Álvaro Cunqueiro defendeu a aproximação ortográfica entre as línguas galega e portuguesa.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...