sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

16 DE DEZEMBRO - REGINA PESSOA

EFEMÉRIDERegina Maria Póvoa Pessoa Martins, realizadora portuguesa de filmes de animação, nasceu em Coimbra no dia 16 de Dezembro de 1969.
Viveu até aos 17 anos numa aldeia perto de Coimbra e a ausência de televisão fez com que dedicasse os seus tempos livres a ler, a ouvir os mais velhos contar histórias e a desenhar com carvão (apoiada por um tio), nas paredes e portas de casa da avó.
Foi para o Porto estudar artes e licenciou-se em Pintura na Escola Superior de Belas Artes do Porto em 1998. Ainda durante a licenciatura, frequentou vários ateliers de animação e participou no Espace Projets (Annecy), em 1995, com a curta-metragem “A Noite” (projecto), filme que seria concluído em 1999.
Desde 1992, começara a trabalhar no Filmógrafo – Estúdio de Cinema de Animação do Porto, onde colaborou como animadora em vários filmes.
A sua curta-metragem “História Trágica com Final Feliz” (2006) é o filme português mais premiado de sempre.
Kali, o pequeno Vampiro” foi galardoado com o Prémio Hiroshima em 2012, no festival do filme de animação ali realizado, recebendo ainda o Prémio de Curtas-metragens de Animação no Festival Internacional de Chicago em 2013 e The Golden Gate Awardno 56º Festival Internacional de São Francisco, no mesmo ano.
Regina Pessoa já foi laureada com cerca de 50 prémios nacionais e internacionais (Espanha, Itália, França, República Checa, Coreia do Sul, Austrália, Japão, China, Alemanha e Estados Unidos, entre outros países) e realizou o cartaz do Festival de Animação de Annecy em 2015.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...