sábado, 24 de dezembro de 2016

24 DE DEZEMBRO - NICHOLAS MEYER

EFEMÉRIDENicholas Meyer, escritor, cenarista e realizador norte-americano, nasceu em Nova Iorque no dia 24 de Dezembro de 1945.
Diplomado em Cinema pela Universidade de Iowa (1968), trabalhou como adido de imprensa da Paramount Pictures até 1970. Nesse ano, publicou o ensaio “The Love Story Story” sobre o filme “Love Story”, realizado nessa época por Arthur Hiller. Escreveu, em 1974, o romance policial “A Honra Perdida do Sargento Rollins”.
Nicholas Meyer começou por chamar a atenção do grande público em 1974, com o romance “The Seven-Per-Cent Solution”, uma história sobre Sherlock Holmes confrontando o seu vício em cocaína com a ajuda de Sigmund Freud. Meyer escreveu ainda outros dois romances sobre Sherlock Holmes: “The West End Horror”, em 1976, e “The Canary Trainer”, em 1993.
O romance “The Seven-Per-Cent Solution” foi adaptado ao cinema em 1976, com realização de Herbert Ross e guião de Nicholas Meyer. O filme foi nomeado para o Oscar de Melhor Guião Adaptado (1977).
Interessado pelo romance do seu colega Karl Alexander, “Time After Time”, Meyer comprou os direitos do livro e adaptou-o ao cinema com o mesmo título, concordando em vender o guião apenas se ele próprio fosse escolhido como realizador. A Warner Bros. concordou e o filme constituiu a sua estreia na realização (1979), tendo tido grande sucesso junto da crítica e do público.
A pedido de Karen Moore, então executiva da Paramount Pictures, Meyer foi contratado – em 1982 – para dirigir “Star Trek II: The Wrath of Khan”.
No ano seguinte, realizou para a televisão “The Day After”, inspirado no romance “A Máquina de Explorar o Tempo” de H. G. Wells, que mostra as ramificações de um ataque nuclear aos Estados Unidos. Meyer havia originalmente decidido não trabalhar para a TV. Mudou porém de ideias, depois de ler o guião de Edward Hume. Pelo seu trabalho em “The Day After”, foi nomeado para o Primetime Emmy Award de Melhor Realizador em Mini-série ou Filme para Televisão. Posteriormente, dirigiu também “The Pied Piper of Hamelin”, um episódio da série “Faerie Tale Theatre” (1985).
Regressou ao cinema em 1985, com a comédia “Volunteers”, protagonizada por Tom Hanks e John Candy. Posteriormente, voltou a trabalhar em “Star Trek”, co-escrevendo o guião de “Star Trek IV: The Voyage Home” (1986).
Em 1991, co-escreveu o guião e realizou “Star Trek VI: The Undiscovered Country”.
Meyer tem três filhas com a sua ex-esposa Stephanie e vive actualmente em Los Angeles.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...