terça-feira, 27 de dezembro de 2016

27 DE DEZEMBRO - CARLOS MATOS FERREIRA

EFEMÉRIDECarlos Matos Ferreira, professor e físico português, morreu em Lisboa no dia 27 de Dezembro de 2014. Nascera, também em Lisboa, em 27 de Junho de 1948. Foi presidente do Instituto Superior Técnico e professor catedrático do Departamento de Física.
Fez os seus estudos preparatórios de engenharia na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a licenciatura em Engenharia Electrotécnica no Instituto Superior Técnico e o doutoramento em Física na Universidade de Paris em 1976.
Desempenhou um papel importante no desenvolvimento da Física Molecular e de Plasmas em Portugal, através dos seus contributos científicos e no desempenho de várias funções. Entre os vários cargos que teve durante a sua carreira, destacam-se – além da presidência do Instituto Superior Técnico (2001/09) – o desempenho de várias funções na Sociedade Portuguesa de Física (1987/98), da qual era sócio honorário.
Foi membro da Academia Europaea desde 2002, tendo sido agraciado como Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique em 2005. Recebeu da Fundação para a Ciência e Tecnologia o prémio de Estimulo à Ciência (2004).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...