quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

1 DE DEZEMBRO - MINORU YAMASAKI

EFEMÉRIDEMinoru Yamasaki, arquitecto norte-americano de origem nipónica, nasceu em Seattle no dia 1 de Dezembro 1912. Morreu em Bloomfield Hills, em 6 de Fevereiro 1986.
O seu trabalho mais conhecido é o projecto das Torres Gémeas do World Trade Center (1970), em Nova Iorque, que foram destruídas nos ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001.
Nascido num ambiente modesto (os pais eram emigrantes japoneses), Minoru obteve o diploma de Arquitectura na Universidade de Washington, trabalhando simultaneamente para pagar os estudos.
Nos anos 1930, partiu para Nova Iorque, onde arranjou emprego no atelier dos arquitectos Shreve, Lamb & Hermon, que tinham concebido o Empire State Building.
O seu primeiro projecto notável, foi o Pruitt-Igoe Housing Project, em Saint Louis, no Missouri, um bairro com 33 imóveis para alojamentos sociais, uma estrutura moderna e austera que viria a ser demolida entre 1972 e 1976, por estar abandonada e devastada. Concebeu igualmente vários edifícios aeroportuários, mas a sua consagração só chegaria – sem contestação – com as Torres do WTC, cujo projecto foi começado em 1965 e cuja construção terminou em 1973. 
Minoru Yamasaki casou-se a primeira vez em 1941 e teve duas relações amorosas, antes de se casar com a primeira delas em 1969. Morreu aos 73 anos, vítima de doença oncológica.
Entre muitos outros trabalhos, são de salientar: o Pavilhão das Ciências na Exposição Universal de Seattle (1962); os planos para a Universidade de Regina no Canadá; o Terminal Aéreo de Lambert em Saint. Louis; o Terminal Aéreo de Dhahran na Arábia Saudita; o Saudi Arabian Monetary Agency Head Office em Riyad; e a Torre Picasso em Madrid.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...