quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

28 DE DEZEMBRO - ROBERT ROY MACGREGOR

EFEMÉRIDE Robert Roy MacGregor, herói popular escocês cuja vida lendária o transformou num salteador género Robin dos Bosques ou Zé do Telhado, um fora-da-lei que roubava aos ricos para dar aos pobres, morreu em Glen Shira no dia 28 de Dezembro de 1734. Nascera em Glengyle, em 1671 (baptizado em 7 de Março).  
Tal como quase todos os católicos das Terras Altas da Escócia, aderiu aos Levantes Jacobitas e esteve presente em vários confrontos, nomeadamente na Batalha de Glen Shiel em que tomou uma das chefias.
Ao voltar derrotado (1722) e depois das suas terras terem sido expropriadas, tornou-se num bandoleiro em que os alvos eram naturalmente os vencedores, que tanto mal tinham feito a si e à sua família.
Era considerado um verdadeiro perigo para o nascimento de uma Grã-Bretanha inglesa e protestante e uma fonte de problemas políticos. Mais ainda porque Daniel Defoe (autor de “Robinson Crusoe”), que estava na Escócia em 1723, escreveu um relato em que romanceava as suas aventuras, intitulado “Highland Rogue”. Rapidamente passou a ser uma lenda e um herói, de tal modo que o rei George I não teve outra escolha senão perdoá-lo. Nessa altura (1727), voltou para casa e para a família. Os seus últimos dias decorreram de forma pacífica. Está sepultado no cemitério de Balquhidder.
A sua vida foi fonte de inspiração para o romance “Rob Roy” (1817), escrito por Sir Walter Scott. Foi feito também um filme com mesmo título e outro chamado “Rob Roy, the Highland Rogue”, ambos realizados nos Estados Unidos. Há igualmente, desde 1894, uma bebida de cocktail com o seu nome. Nas Ilhas Salomão, na província de Choiseul, há uma ilha Rob Roy. O famoso compositor francês Hectoir Berlioz compôs uma abertura intitulada “Rob Roy”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...