terça-feira, 20 de dezembro de 2016

20 DE DEZEMBRO - ÁNNA VISSI

EFEMÉRIDEÁnna Vissi, cantora greco-cipriota, nasceu em Lárnaca no dia 20 de Dezembro de 1957. Até agora, já vendeu cerca de dez milhões de álbuns. Em 2005, obteve grande êxito popular nos Estados Unidos, ao alcançar o nº1 na lista Billboard Dance, com a canção “Call Me”, uma versão em inglês do seu grande êxito em grego “Eisai Ise”, que interpretou ao vivo durante o encerramento dos Jogos Olímpicos de 2004.
Segundo um artigo datado de 2004 e publicado na revista grega “Room 210”, Ánna é considerada uma «autêntica diva da cena musical grega, um exemplo para todos os artistas de géneros similares e uma pessoa que dita a música e a moda».
Com uma carreira profissional superior a trinta anos, é a cantora com maiores vendas musicais na Grécia. Até agora, já obteve vinte e quatro discos de platina. No ano de 2000, só o seu álbum duplo “Kravyi” recebeu sete.
Interpretou também o papel principal em três óperas muito populares: “Demones”, “Mala” e “Ode To The Gods”.
Os meios de comunicação referem-se a Vissi como a “Madonna grega” e a imprensa de língua inglesa compara a sua aparência física com a de Faith Hill. Os seus fãs chamam-lhe carinhosamente “Théa” (Deusa).
Vissi participou por três vezes no Festival Eurovisão da Canção. Em 1980, interpretou o tema “Auto stop” pela Grécia; em 1982, representou o Chipre interpretando a canção “Mono i agapi”; em 2006, defendeu de novo a Grécia no festival realizado em Atenas, com o tema “Everything”, uma balada em inglês.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...