sábado, 17 de dezembro de 2016

17 DE DEZEMBRO - OXANA FEDOROVA

EFEMÉRTIDEOxana Fedorova, rainha de beleza russa, eleita e destronada Miss Universo 2002, no único caso na história do concurso, nasceu em Pskov no dia 17 de Dezembro de 1977. Ex-oficial da polícia russa e formada em Direito Civil, hoje é uma celebridade no seu país, onde actua como actriz, cantora, apresentadora de televisão e embaixadora da Boa Vontade da UNICEF.
Nasceu e foi criada pela mãe e pelos avós maternos na cidade de Pskov, onde permaneceu até aos 18 anos. O pai era um físico nuclear e a mãe, actualmente reformada, era enfermeira num hospital psiquiátrico. Os pais divorciaram-se quando ela tinha três anos de idade e Oxana nunca mais teve notícias dele. Em 2005, já adulta e famosa, tentou localizá-lo descobrindo que já tinha falecido. Entrou para a Academia de Polícia, onde também tocava saxofone na respectiva banda.
Depois de se formar oficial, foi inspectora na milícia de Pskov durante seis meses, antes de se transferir para São Petersburgo afim de estudar na universidade do Ministério do Interior da Rússia, trabalhando ao mesmo tempo como investigadora na Polícia de Transportes de Pulkovo.
Naquela época, começou a participar em concursos de beleza e foi eleita Miss São Petersburgo em 1999. Depois de vencer outros concursos locais, foi eleita Miss Rússia em 2001, mas declinou o direito de ir ao Miss Universo 2001 por causa dos estudos.
Fedorova participou na edição seguinte do concurso, realizado em Porto Rico. A partir da sua classificação no Top 10, ela liderou com larga vantagem a pontuação e a preferência do público e dos jurados. A partir da escolha do Top 10 e do desfile em trajes de noite e biquíni, em que conseguiu a maior pontuação de sempre (9,88), Fedorova dominou amplamente as outras candidatas, disparando na preferência geral e tornando-se virtualmente imbatível pela diferença de pontuação. Liderou o Top 5 com larga vantagem. O resultado final trouxe Fedorova e a panamiana Justine Pasek ao Top 2, com vitória unânime de Oxana.
Quatro meses depois, porém, viu o seu título retirado porque, segundo a Miss Universe Organization, não cumprira integralmente os deveres exigidos pelo contrato, uma ocorrência única na história do concurso. Justine Pasek seria coroada em Nova Iorque por Donald Trump, como Miss Universo 2002 (Setembro do mesmo ano).
Durante os primeiros meses do seu reinado, Oxana compareceu a vários eventos patrocinados e ligados ao Miss Universo, na Indonésia, no Panamá e nos Estados Unidos. Em 10 de Setembro, fez a sua última aparição pública no cargo, no Toronto Film Festival.
Em entrevista à CNN em 24 de Setembro de 2002, Donald Trump declarou que tinha tido pouco contacto com Fedorova, mas encontrava-se informado das dificuldades que a organização estava a ter com ela. Faltava e atrasava diversos eventos programados pela organização, causando mesmo cancelamentos.  
Em declarações posteriores, Oxana declarou que havia voluntariamente desistido da coroa, para se dedicar à sua formação em Direito e ao trabalho no Ministério do Interior. Também alegou ter sido profundamente desrespeitada pela organização, ao ser enviada ao programa de rádio de Howard Stern, The Howard Stern Show, sem ser avisada do que se tratava e onde foi confrontada com diversas perguntas íntimas, directas e constrangedoras em relação ao sexo.
Depois de regressar à vida normal na Rússia, tornou-se uma personalidade famosa na televisão e no entretenimento, ao mesmo tempo que continuava a praticar e a ensinar Direito, trabalhando simultaneamente como oficial de polícia, sendo promovida a capitã em 2002 e a major em 2005.
No fim de 2002, defendeu a sua tese de doutoramento. Em 2003, começou a carreira na televisão, apresentando o mais popular programa infantil da TV russa, “Spokoynoy nochi, malyshi”, transmitido no país desde 1964.
Nos anos seguintes, continuou a carreira televisiva, apresentando programas dedicados ao público adulto e sendo a anfitriã da final russa do mais popular festival de música da Europa, o Festival Eurovisão. Em 2007, passou a ser também embaixadora da Boa Vontade da UNICEF, no mesmo ano em que se tornou o rosto da empresa de cosméticos Max Factor na Rússia e em que iniciou a sua carreira como cantora e actriz de cinema, já tendo gravado diversos CD e participado em filmes de sucesso local.
Em 2010, acumulou o cargo de editora chefe da revista “Moda Tropical” e, em 2012, foi apresentadora do programa da mesma revista na televisão russa.
Oxana casou-se em 2007 com o empresário alemão Philip Toft, de quem se divorciou em 2010. Casou-se em 2011, com Andrey Borodin, alto funcionário administrativo do governo e vice-presidente da Federação Russa de Boxe, dando à luz um filho em Março de 2012. Neste mesmo ano, foi eleita a mulher mais bela do país pelo Centro de Estudos para a Opinião Pública da Rússia.
Em 2011, o site “Global Beauties”, um dos maiores do mundo dedicado a concursos de beleza, elegeu-a como a mais bonita Miss Universo na história do concurso.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...