quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

15 DE DEZEMBRO - ANTÓNIO GARCIA BARRETO

EFEMÉRIDE António Garcia Barreto, escritor português, nasceu na Amadora no dia 15 de Dezembro de 1948.
Licenciou-se em História, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Viveu a guerra colonial, foi empregado de livraria, técnico de organização e métodos, gestor de recursos humanos e director de pessoal em diversas empresas.
Tem publicado romances, contos e livros infanto-juvenis. Colaborou em jornais e revistas, entre os quais o “Notícias” (de Lourenço Marques/Maputo), “Diário Popular”, “República” e jornais e suplementos infantis como o “Pimpão” e o “Pontinho”.
Em 1972, recebeu o 1º Prémio de Poesia nos Jogos Florais da Manutenção Militar, no 75º aniversário da Instituição. Em 1973, obteve o 1º Prémio de um Concurso de Contos promovido pelo “Diário Popular”.
Nos anos 1981/82, criou e dirigiu a “Oficina do Tio Lunetas”, página infantil do semanário regional “Notícias da Amadora”.
O seu romance “A Malta da Rua dos Plátanos” encontra-se traduzido em russo. Alguns dos seus textos para crianças estão incluídos em selectas escolares e o livro “Botão Procura Casa” foi transcrito para Braille.
O conto “Um Minuto Mágico”, mais tarde incluído no livro “Contos do Amor Breve”, foi distinguido no Prémio Literário Hernâni Cidade, em 1996.
Em 2000, foi atribuído ao seu romance juvenil “Rubens e a Companhia do Espanto em O Caso da Mitra Desaparecida” o Prémio Literário de Sintra – Adolfo Simões Müller. Esta obra foi reeditada, em 2006, com o título “A Mitra Desaparecida”, na colecção “Aventura de Viver” da editora Ambar, colecção onde o autor tem publicado outros romances juvenis. No mesmo ano, saiu o seu livro infantil “Uma Zebra ao Telefone”, ilustrado por Viktoriya Borshch, com referências elogiosas na imprensa e incluído no Plano Nacional de Leitura.
Em 2005, publicou na editora Campo das Letras o romance “Ensina-me a Namorar” e, em 2006, na Roma Editora, publicou o romance “À Sombra das Acácias Vermelhas”. Com estas duas obras, esgotou – nos seus trabalhos literários – o tema da guerra colonial.
Em 2008, publicou novo título juvenil “Ricardo Caiu no Buraco de Ozono” e o romance “A Mulher da Minha Vida”, este na Oficina do Livro, que passou a ser a sua editora. No ano seguinte, fez a reedição do livro juvenil “O Caso da Cobra com Asas”, pertencente à série “Brigada Azul”. Em 2010, publicou o romance “Um Sorriso para a Eternidade”. Seguiu-se, em 2011, “O Homem do Buick Azul”, romance no qual reaparece o detective Eneias Trindade, personagem principal do livro “A Mulher da Minha Vida”.
António Garcia Barreto é membro da Associação Portuguesa de Escritores e é representado pela Sociedade Portuguesa de Autores.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...