quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

29 DE DEZEMBRO - EDUARDO AZEVEDO SOARES

EFEMÉRIDEEduardo Eugénio de Castro de Azevedo Soares, oficial da marinha de guerra (capitão de fragata), com especialização de fuzileiro naval, e político português, morreu em Lisboa no dia 29 de Dezembro de 2010. Nascera no Porto, Massarelos, em 23 de Janeiro de 1941.  
Entre outros cargos, exerceu o de deputado à Assembleia da República em diversas legislaturas e foi secretário de estado dos Negócios Estrangeiros no X Governo Constitucional, sendo um dos grandes responsáveis pelas negociações da transição de Macau para a China. Foi também ministro do Mar no XII Governo Constitucional, tendo executado um grande trabalho na recuperação da orla costeira e negociado junto da União Europeia melhores condições para a pesca, conseguindo manter a Zona Económica Exclusiva inalterada, apesar de estar a ser contestada pela vizinha Espanha.
Foi candidato a presidente da Câmara Municipal de Cascais pelo Partido Social Democrata no ano de 1996, tendo perdido as eleições por curta margem. Manteve o seu mandato de vereador durante os quatro anos.
No seu partido (PSD), foi secretário-geral de Fernando Nogueira e primeiro vice-presidente de Luís Marques Mendes.
Recebeu várias condecorações: Grã-Cruz da Ordem Real da Estrela Polar da Suécia (1987), Grã-Cruz da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul do Brasil (1987), 1ª Classe da Ordem de Francisco de Miranda da Venezuela (1987), Grã-Cruz da Ordem de Honra da Grécia (1990) e Grã-Cruz da Ordem do Falcão da Islândia (1994). 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...