domingo, 18 de dezembro de 2016

18 DE DEZEMBRO - ALFRED BESTER

EFEMÉRIDE Alfred Bester, jornalista, guionista, editor e escritor de ficção científica norte-americano, nasceu em Nova Iorque no dia 18 de Dezembro de 1913. Morreu em Doylestown, na Pensilvânia, em 30 de Setembro de 1987.
Publicou a sua primeira novela, “The Broken Axiom”, no magazine “Thrilling Wonder Stories” em 1939.
Em 1942, tornou-se guionista de bandas desenhadas, chegando a substituir Lee Falk em “O Fantasma e Mandrake”, além de escrever histórias do Lanterna Verde, do Super-homem e outras para a DC Comics. Em 1946, afastou-se desde género de trabalho para se dedicar a histórias radiofónicas.
Os seus primeiros romances marcaram desde logo o público e a crítica, pelo modo como ele integrava elementos de ficção científica em contextos normais do quotidiano dos seus contemporâneos.
Foi o primeiro vencedor do Prémio Hugo, em 1953, com o seu livro “The Demolished Man”, uma história sobre polícias telepáticos, apontada como precursora do género cyberpunk.
Editor chefe da revista “Holiday” nos anos 1950/70 (até ao seu desaparecimento), voltou depois às novelas e romances de ficção científica, mas sem o sucesso anterior. Morreu só, deixando todos os bens ao seu barman favorito.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...