terça-feira, 13 de dezembro de 2016

13 DE DEZEMBRO - CHRISTIAN FÜRCHTEGOTT GELLERT

EFEMÉRIDEChristian Fürchtegott Gellert, escritor alemão do século XVIII, morreu em Leipzig no dia 13 de Dezembro de 1769. Nascera em Hainichen, em 4 de Julho de 1715.
Recebeu na casa do pai, que era pastor, uma educação cristã. A família era numerosa e pobre. Teve de começar a trabalhar muito novo, copiando actas comerciais. A sua vocação literária manifestou-se desde os 13 anos.
Aos 15 anos, foi enviado para estudar na escola de Meissen. Cinco anos mais tarde, estudou teologia em Leipzig, onde se entregou de alma e coração à literatura.  
Familiarizou-se com os autores latinos e os escritores franceses. Por causa da sua timidez e saúde frágil, renunciou à ideia de entrar num ministério e optou, em 1745, por ser professor na Universidade de Leipzig, onde leccionou Poesia, Retórica e Literatura. Em 1751, foi nomeado professor extraordinário de Filosofia Moral, lugar que ocupou até à sua morte.
Gellert gozou de uma grande popularidade, que se manteve ao longo da vida. É um dos raros autores do seu tempo «que é lido ainda na actualidade, tanto numa cabana como num palácio» – afirmou um crítico alemão. Príncipes e reis, Frederico o Grande entre outros, visitavam-no em Leipzig.
Eram-lhe prestados tributos de homenagem em todos os locais da Alemanha e o seu falecimento foi considerado luto nacional. O seu túmulo tornou-se local de peregrinação.
O que se apreciava em Gellert era o seu talento puro, gracioso, inspirado pela honestidade, ensombrada por uma certa melancolia. Intérprete de sentimentos íntimos, ele ensinava a virtude e a religião, purificando a arte para a introduzir na família.
Gellert compôs obras de géneros muito diversos: poesias líricas e didácticas, contos, fábulas, comédias, dissertações literárias, obras morais, poesias religiosas e cânticos. É sobretudo célebre pelas suas “Fabeln und Erzählungen” (“Fábulas e Contos”), com uma primeira recolha em 1746 e uma segunda dois anos depois. Beethoven compôs 6 “Cantos Sagrados” sobre alguns dos seus textos poéticos.
Duas estátuas foram erigidas em sua homenagem, na sua cidade natal e em Leipzig (1865).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...