sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

23 DE DEZEMBRO - JOSÉ FERREIRA QUEIMADO

EFEMÉRIDEJosé Ferreira Queimado, proprietário, industrial, empresário, político e presidente do SL e Benfica, nasceu em Alenquer no dia 23 de Dezembro de 1913. Morreu em Lisboa, em 23 de Dezembro de 2007.
Como empresário, destacou-se em negócios da cortiça e do turismo. Foi secretário e vice-presidente do Grémio dos Industriais de Cortiça do Centro e presidente do Conselho Geral da Caixa de Previdência do Pessoal da Indústria Corticeira. Desempenhou ainda as funções de vogal da Junta Nacional da Cortiça, procurador ao Conselho Geral do Grémio dos Industriais de Arroz, secretário-geral – em representação de Portugal – da Confédération Européenne du Liège, vogal da Comissão de Normalização da Cortiça junto da Inspecção-Geral dos Produtos Agrícolas e Industriais, vogal da Junta Nacional da Educação no Ministério da Educação Nacional e vogal do Conselho Geral da Caixa de Previdência dos Empregados e Operários da Indústria do Arroz.
Na área desportiva, foi presidente do Benfica em dois mandatos (1966/67 e 1977/81) e presidente do Lisboa Ginásio Clube. Na qualidade de dirigente do Lisboa Ginásio Clube, foi procurador à Câmara Corporativa, de 1965 a 1969, pertencendo à subsecção de Educação Física e Desportos e à secção de Interesses de Ordem Cultural.
Durante o seu segundo mandato à frente do Benfica, foi inaugurada a piscina (1978), comprado o edifício da secretaria (1981) e construído o pavilhão nº 2 (inaugurado em 1982). Em 1978, a proposta para a contratação de futebolistas estrangeiros foi aprovada em assembleia-geral. Em 1980, recebeu a Águia de Ouro.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...