domingo, 4 de dezembro de 2016

4 DE DEZEMBRO - MANUEL MACHADO

EFEMÉRIDEManuel António Marques Machado, treinador de futebol português, nasceu em Guimarães no dia 4 de Dezembro de 1955. Teve uma curta carreira como jogador.
Diplomado em Educação Física, chegou a pensar ser treinador de andebol, que era o seu desporto favorito. Acabou por ir trabalhar como preparador físico do Vitória SC de Guimarães, quando o treinador era Raymond Goethals (1984/85). Foi depois treinador em vários clubes.
Ele é um dos representantes de uma geração de treinadores portugueses formados desde o meio da década de 1980 (José Mourinho, Jorge Jesus, Domingos Paciência, Paulo Sérgio, José Peseiro, José Couceiro e, mais recentemente, André Villas-Boas, entre outros).
Manuel Machado é conhecido pelo seu estilo pragmático, privilegiando mais o resultado do que propriamente o espectáculo. Todavia, o seu método de trabalho, alicerçado na perseverança e na tranquilidade, permitiram-lhe alcançar feitos importantes na sua carreira.
Ele é também conhecido por um modo de falar muito “rebuscado”. Aliás, por ser tão particular e único, o seu discurso chamou a atenção dos Gato Fedorento, prestigiados humoristas, que fizeram um sketch sugerindo que para o entender era necessária a consultar de um dicionário, dada a riqueza do vocabulário.
No final da época 2007/08, em que treinou a Associação Académica de Coimbra e o SC de Braga, assinou contrato pelo CD Nacional da Madeira.
Esteve internado no Hospital Nacional do Funchal em coma induzido, durante cerca de duas semanas, com prognóstico reservado. O desenvolvimento de septicemia foi consequência de uma cirurgia inicialmente apontada como lipoaspiração abdominal e, mais tarde, como operação a uma hérnia. Em 9 de Dezembro de 2009, teve alta hospitalar, ainda debilitado, retomando mais tarde as funções de treinador no Nacional.
Sob a sua orientação, classificou para a disputa da Taça UEFA, o Vitória de Guimarães (2004/05 e 2010/11) e o Nacional (2005/06 e 2008/09). Treina actualmente o Nacional da Madeira.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...