sábado, 31 de dezembro de 2016

31 DE DEZEMBRO - BEN KINGSLEY

EFEMÉRIDEBen Kingsley, de seu verdadeiro nome Krishna Pandit Bhanji, actor britânico de ascendência indiana e russo/judaica, nasceu em Scarborough, North Yorkshire, no dia 31 de Dezembro de 1943. Foi premiado com o Globo de Ouro, o BAFTA e o Oscar de Melhor Actor pelo seu papel no filme “Gandhi” (1983).
O pai era médico e a mãe modelo e actriz. Kingsley interessou-se cedo pelo teatro, tendo estudado na Royal Shakespeare Company. Entrou em várias peças de Shakespeare e Tchekhov. Na década de 1960, chegou a pensar seguir uma carreira de compositor e cançonetista, incentivado pelos Beatles. Acabou porém, por optar definitivamente pela representação.
Iniciou-se no cinema em 1972. O seu primeiro filme, “Fear is the Key” não foi um sucesso. Kingsley só alcançaria verdadeiramente a fama em 1982, interpretando o papel de Mahatma Gandhi no filme “Gandhi”, que foi vencedor de vários prémios da Academia, incluindo o de Melhor Actor para ele próprio. Por curiosidade, os antepassados do seu pai tinham vindo do estado indiano do Gujarate, o mesmo estado de onde era originário Gandhi.
Kingsley conseguiu evitar os estereótipos, interpretando papéis diversificados nos seus filmes, tendo sido nomeado mais três vezes para os Oscars.  
Aparece também com frequência na televisão, tendo sido o seu primeiro papel uma aparição fugaz em “Coronation Street”. No telefilme de 1995, “Moisés”, pertenceu-lhe o papel principal. Foi também narrador de documentários, como em “História das Religiões”. Em 2016, deu a sua voz no filme “The Jungle Book”.
Divorciou-se de Alexandra Christmann, em Berlim, e vive actualmente em Spelsbury, Inglaterra, casado com a actriz brasileira Daniela Lavender.
Foi feito comendador da Ordem do Império Britânico em 2000. Em 2003, fez parte do júri do 29º Festival dó Cinema Americano de Deauville, presidido pelo realizador Roman Polanski e tendo ao seu lado, como membro do júri, a actriz Cláudia Cardinale.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...