quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

21 DE DEZEMBRO - REBECCA WEST

EFEMÉRIDERebecca West, de seu verdadeiro nome Cecily Isabel Fairfield, escritora e feminista inglesa, nasceu em Londres no dia 21 de Dezembro de 1892. Morreu na mesma cidade em 15 de Março de 1983.
O pai, que era um jornalista irlandês, separou-se da mãe escocesa e morreu pouco depois, ainda Cecily era criança. A família mudou-se então para Edimburgo, onde ela estudou no George Watson's Ladies College. Seguiu também cursos para se tornar actriz, adoptando o nome artístico Rebecca West.
Participou no movimento das sufragistas antes da Primeira Guerra Mundial e trabalhou como jornalista para as publicações “Freewoman” e “Clarion”.
Entre várias relações amorosas é-lhe atribuída uma com Charlie Chaplin. Em 1930, casou-se com o banqueiro Henry Maxwell Andrews com quem viveu até à morte dele, em 1968.
Foi autora do livro “Black Lamb and Grey Falcon”, publicado em 1941, em que fez o relato de uma viagem de mês e meio, em 1937, pela Croácia, Dalmácia, Bósnia, Herzegovina, Sérvia, Montenegro e Kosovo. A obra é considerada por muitos como uma das mais magníficas evocações do mundo bizantino e otomano antes da II Guerra Mundial.
Autora prolífica e eclética, além de romances, escreveu ensaios e também artigos para os jornais “The New Yorker”, “The New Republic”, “The Sunday Telegraph” e “The New York Herald Tribune”. Foi também correspondente do “Bookman”. Esteve presente no processo de Nuremberga.
Foi nomeada Comandante da Ordem do Império Britânico em 1949 e promovida a Dame em 1959. Curiosa a sua afirmação de que «escrevia para saber o que pensava».

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...