domingo, 10 de janeiro de 2021

10 DE JANEIRO - ANTONIO MUÑOZ MOLINA

EFEMÉRIDE - Antonio Muñoz Molina, escritor espanhol e académico da Real. Adémia Espanhola (1995), nasceu em Úbeda, Jaén, no dia 10 Janeiro de 1956. Em 2013, foi galardoado com o Prémio Príncipe de Astúrias das Letras.

Estudou nas Escolas Profissionais da Sagrada Família durante a infância e, depois, fez o bacharelato no colégio salesiano Santo Domingo Savio e no instituto San Juan da Cruz de Úbeda. Estudou História da Arte na Universidade de Granada e Jornalismo na Universidade de Madrid. Nos anos 1980, fixou-se em Granada, onde trabalhou como funcionário público e colaborou como colunista no diário “Ideal” O seu primeiro livro foi uma compilação desses artigos, tendo sido publicado em 1984, com o título “O Robinson urbano”.

A sua primeira novela, “Beatus”, apareceu em 1986, após uma gestação de vários anos. Nela, figura a cidade imaginária de Mágina, cópia da sua cidade natal Úbeda, que reaparecerá noutras obras suas. Conta a história de Minaya, um jovem que regressa a Mágina para realizar uma tese doutoral sobre o poeta Jacinto Solana, falecido na Guerra Civil, mas cuja vida apaixonante conduzirá a uma série de aventuras que darão como resultado um final magistral.

Muñoz Molina recorda o papel que desempenhou a compilação dos seus artigos, na publicação da sua primeira novela e, em geral, na definição da sua carreira literária.

Em 1987, ganhou o Prémio da Crítica e o Prémio Nacional de Narrativa, com “O Inverno em Lisboa” e, em 1991, o Prémio Planeta, com “El jinete polaco”, novela com que voltou a obter o Prémio Nacional de Narrativa no ano seguinte. Em 2007, recebeu o doutoramento honoris causa pela Universidade de Jaén, como reconhecimento a toda a sua obra.

Outras obras a destacar são: “Beltenebros” (1989), uma novela de amor, intriga e de mundos subterrâneos na Madrid do pós-guerra com envolvimentos políticos; “Os mistérios de Madrid” (1992) - publicada inicialmente como folhetim em capítulos, no diário “El País”; “O dono do segredo” (1994); e “Plenilunio” (1997). Em 2009, publicou “A noite dos tempos”, um monumental trabalho que recria o declínio da Segunda República Espanhola e o início de Guerra Civil, através das peripécias de um arquitecto chamado Ignacio Abel.

É casado com a também escritora Elvira Lindo e vive entre Madrid e Nova Iorque, onde dirigiu o Instituto Cervantes.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...