domingo, 31 de janeiro de 2021

31 DE JANEIRO - EVA HART

EFEMÉRIDE - Eva Miriam Hart, sobrevivente do naufrágio do “Titanic” em 15 de Abril de 1912, nasceu em Londres no dia 31 de Janeiro de 1905. Morreu na mesma cidade em 14 de Fevereiro de 1996.

Eva era filha única de Benjamin Hart e Esther Bloomfield.  Foi educada no St. Mary’s Convent (mais tarde St. Mary’s Hare Park) em Gidea Park, Londres. No começo de 1912, Benjamin decidiu pegar na sua família e emigrar para Winnipeg, onde planeava abrir uma farmácia.

Hart tinha sete anos de idade, quando embarcou com os pais no “Titanic”, como passageiros da segunda classe, em 10 de Abril de 1912, em Southampton. Eles tinham originalmente reservado passagens no navio “Philadelphia”, mas a greve dos mineiros de carvão em Southampton naquela Primavera impediu-os de iniciar a viagem e muitos dos passageiros foram transferidos para o “Titanic”. Quase instantaneamente, a mãe sentiu-se desconfortável com o “Titanic” e temia que alguma catástrofe acontecesse. Chamar um navio de «inafundável» era, na sua mente, o mesmo que rir no rosto de Deus. Com tamanho temor, ela dormia apenas durante o dia e, de noite, ficava acordada na sua cabine completamente vestida.

Eva estava a dormir quando o “Titanic” atingiu o iceberg às 23h40 de 14 de Abril. A mãe estava acordava e sentiu «um pequeno solavanco». Ela imediatamente pediu que o marido investigasse o ocorrido e, assim, ele deixou a sua cabine. Ao voltar, contou a colisão para sua esposa e filha e, após cobrir estra com um cobertor, levou-a ao colo até ao convés dos botes. Ele colocou a esposa e a filha no Bote 14 e disse: «Seja uma boa menina e segure a mão da mamã». Foi a última coisa que ele disse à Eva e a última que ela o viu.

Ela e a mãe foram resgatadas pelo “Carpathia” e chegaram a Nova Iorque em 18 de Abril. O pai pereceu e o seu corpo, se recuperado, nunca foi identificado.

Logo depois de chegarem a Nova Iorque, ela e a mãe voltaram para o Reino Unido e Esther, posteriormente, voltou a casar. Eva foi atormentada por pesadelos e, em consequência da morte de sua mãe em 1928, quando tinha 23 anos, enfrentou os seus medos de frente, ao reservar um bilhete num navio de passageiros em direcção a Cingapura e, trancando-se na sua cabine durante quatro dias consecutivos, até que um tripulante a fez subir ao convés.

Eva Hart morreu na sua casa em Chadwell Heath, duas semanas após o seu 91º aniversário. Com a sua morte, restam apenas oito sobreviventes do “Titanic”. Em sua homenagem, um pub em Chadwell Heath tem o nome de'he Eva Hart.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...