quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

28 DE JANEIRO - CHARLES TAYLOR

EFEMÉRIDE - Charles McArthur Ghankay Taylor, economista e político liberiano, nasceu em Arthington no dia28 de Janeiro de 1948. Foi líder militar proeminente na guerra civil liberiana da década de 1990, foi eleito presidente, preso, foragido com apoio americano e forçado a exilar-se. Pelas suas acções, consideradas cruéis dentro do seu próprio país, e também pela sua participação na violenta Guerra Civil da Serra Leoa, Taylor passou a ser considerado um criminoso de guerra e foi posteriormente detido pela ONU e acusado formalmente de perpetrar crimes contra a Humanidade.

Filho de libero-americanos, estudou nos Estados Unidos. Voltou à Libéria quando ocorreu o golpe de estado dirigido por Samuel Kanyon Doe em 1980, que foi bem-sucedido. Foi encarregado de controlar o Orçamento do Estado. Todavia, desviou cerca de um milhão de dólares e, assim, Taylor regressou aos Estados Unidos, enfrentando um pedido de extradição do governo da Libéria.

Charles Taylor esteve exilado na Serra Leoa, depois de ter sido capturado na Nigéria, próximo dos Camarões, de onde se preparava para fugir, com duas malas cheias de dinheiro.

O Tribunal Especial para a Serra Leoa foi criado para «julgar todos os que têm grande responsabilidade pelos crimes contra a Humanidade e de Guerra». Charles Taylor foi acusado por 17 crimes de guerra e contra a Humanidade, incluindo aterrorizar a população, assassinatos, violência sexual e física, recrutamento forçado de crianças-soldados, sequestros, trabalhos forçados e ataques ao pessoal da ONU, entre outros.

Taylor foi condenado por um órgão ligado às Nações Unidas e à Serra Leoa, tornando-se o primeiro ex-chefe de estado a ser condenado pela justiça internacional. Charles Taylor foi condenado a 50 anos de prisão pelo Tribunal Especial para Serra Leoa, tendo sido o julgamento realizado em Haia, nos Países Baixos.

Charles Taylor deixou “cá fora” 14 filhos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...