sábado, 30 de janeiro de 2021

30 DE JANEIRO - JOSÉ MANUEL SOARES "PEPE"

EFEMÉRIDE - José Manuel Soares, conhecido por “Pepe”, futebolista português, nasceu em Lisboa no dia 30 de Janeiro de 1908. Morreu na mesma cidade em 24 de Outubro de 1931.

Jogou toda a sua carreira no clube do coração e do seu bairro, o Clube de Futebol os Belenenses.

Conquistou 2 Campeonatos de Portugal e 2 Campeonatos de Lisboa, sendo que - entre 1928 e 1931- foi o melhor marcador da prova lisboeta atingindo, na época de 1930, a surpreendente marca de 36 golos em apenas 14 jogos. Nessa época, contra o FC Bom Sucesso, Pepe marca 10 golos, num desafio que o Belenenses ganhou por 12-1.

Em 23 de Outubro de 1931, Pepe sentiu fortes dores abdominais no emprego - era reparador de máquinas no Arsenal da Marinha - e faleceu no dia seguinte. Tinha apenas 23 anos.

Durante muito tempo, especulou-se sobre a causa da morte do jogador - e a explicação surgiu mais de 55 anos depois da fatalidade. Em 1988, o jornalista Homero Serpa, em entrevista a “A BOLA Magazine”, revelou que Pepe teria morrido por envenenamento involuntário pela mãe.

Naquele dia de 1931, na hora de temperar a sopa que seria o seu almoço, a mãe de Pepe terá confundido sal com soda cáustica e esse foi o seu fim. O resto da família também teve sequelas do engano da mãe, mas só Pepe acabou por morrer.

No ano seguinte à sua morte, o Belenenses ergueu um memorial no Estádio das Salésias, que viria também a receber o seu nome. Quando se mudou para o Estádio do Restelo, em 1956, foi também lá colocado um memorial seu.

Desde essa altura, o FC Porto homenageia o jogador, colocando uma coroa de flores junto ao memorial, antes de cada jogo com o Belenenses, apesar de Pepe nunca ter tido qualquer ligação com o clube portista.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...