sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

15 DE JANEIRO - MAURICE HERZOG

EFEMÉRIDE - Maurice Herzog, notável alpinista e político francês, nasceu em Lyon no dia 15 de Janeiro de 1919. Morreu em Neuilly-sur-Seine, em 13 de Dezembro de 2012.

Filho de pai de nacionalidade suíça que esteve na Legião Estrangeira, Herzog era neto de Oscar Herzog, engenheiro encarregado do projecto e realização do Jet d’Eau de Genebra.

Piloto de avião com 1 500 horas de voo, das quais 500 homologadas, foi presidente do Clube alpino francês de 1952 a 1955; fundador em 1964 e presidente do Escritório franco-alemão para a juventude; e membro do Comité Olímpico Internacional, de 1970 a 1994, sendo posteriormente membro honorário.

Diplomado pela École des hautes études commerciales de Paris. Tentou entrar para a resistência francesa em Setembro de 1944 e foi nomeado capitão do 27º batalhão de caçadores alpinos.

Maurice Herzog foi o primeiro a atingir, com Louis Lachenal - numa expedição da qual faziam parte Gaston Rébuffat, Lionel Terray, Marcel Ichac, Jean Couzy, Marcel Schatz, Jacques Oudot (médico) e Francis de Noyelle, apoiados pelo xerpa Adjibapa) - os 8 000 m do Anapurna em 3 de Junho de 1950. Na expedição, perdeu por congelamento alguns dedos dos pés e das mãos, mas as consequências teriam sido muito mais graves sem a preciosa intervenção do médico Jacques Oudot.

Toda a expedição foi largamente popularizada pelos meios de comunicação em jornais e revistas como “Paris Match”, filmes e livros.

Maurice Herzog, que foi alto-comissário do estado francês e homem de confiança do general de Gaulle, foi também a pessoa que se impôs na criação das casas dos jovens e da cultura, nos anos 1960, e prefeito de Chamonix-Mont-Blanc entre 1968 e 1977.  Foi ainda presidente do Túnel do Monte Branco.

Entre várias condecorações que recebeu, salienta-se a Ordem Nacional da Legião de Honra, em Dezembro de 2011. Faleceu com 93 anos de idade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...