quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

20 DE JANEIRO - PAUL STANLEY

EFEMÉRIDE - PaulStanley Bert Eisen, guitarrista, vocalista e compositor norte-americano, fundador e líder do grupo Kiss, nasceu em Nova Iorque no dia 20 de Janeiro de 1952. Durante mais de quarenta anos, Stanley reinou como um dos “frontman” mais famosos da história do rock and roll. Foi o principal compositor, a força matriz e a incansável voz dos Kiss, uma das mais influentes e bem-sucedidas bandas de rock and roll da história.

Usando muito rebolado, glamour e o peso na guitarra, Stanley escreveu sozinho alguns hinos da história do rock, como “Love Gun”, “God of Thunder” e “Black Diamond”.

Em 2006, a revista “Hit Parader” classificou Stanley como o 18º melhor vocalista de heavy metal de todos os tempos.

Desde pequeno, Paul ouvia música clássica por intermédio de seus pais, e um dos seus passatempos predilectos era assistir aos programas locais que tinham bandas como The Beatles e Rolling Stones como atracções.

Nos anos 1960, conhece um rapaz judeu chamado Chaim Witz, logo rebaptizado Eugene Klein e com o nome artístico de Gene Simmons. Juntos, criaram a banda Wicked Lester, que durou poucos anos e deu depois lugar ao grupo Kiss.

A história de Paul confunde-se com a dos KISS, já que ele foi, e nunca pensou em ser outra coisa, a alma dos Kiss. As características marcantes de Paul fizeram-no uma lenda do Rock.

O talento musical de Paul começou desde cedo. Ele sempre sonhou em ser um rock star. Nasceu em Manhattan, Nova Iorque. A família mudou-se para Queens, no início dos anos 1960, onde o pai tinha uma espécie de padaria. Ele fez os estuidios na Manhattan High School of Music and Art. Após algumas aulas de guitarra, com 13 anos, Paul começou a envolver-se em bandas, como guitarrista e vocalista. Chegou a gravar duas músicas com essas bandas: “Stop, Look, And Listen” e “Never Living, Never Loving”.

Paul Stanley actuou, em 2000, no musical “The Phantom of the Opera”, em Nova Iorque, fazendo um sucesso enorme.

Paul já foi casado com Pamela Bowen, com quem tem um filho. Em 2001, ela pediu o divórcio. Já em 2005, Paul casou com Erin Sutton e com ela tem três filhos.

Em 2008, Paul Stanley teve uma participação especial na canção “I Will Be With You” da cantora Sarah Brightman, no álbum “Symphony.”.

Paul e os Kiss lançaram o mais recente álbum da banda, “Monster”, m Outubro de 2012.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...