quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

27 DE JANEIRO - NICK MASON

EFEMÉRIDE - Nicholas “Nick Berkeley Mason, baterista e compositor inglês, o único integrante da formação original dos Pink Floyd, nasceu em Birmingham no dia 27 de Janeiro de 1944.

Ele é o único membro que não saiu desde a formação da banda em 1965. Apesar de escrever poucas músicas para os Pink Floyd, ele contribui com algumas das mais famosas músicas da banda, como “Interstellar Overdrive”, “A Saucerful Of Secrets” e “Echoes”. Nick também compete em eventos automobilísticos, como as 24 Horas de Le Mans. Foi o único membro dos Pink Floyd a participar na gravação de todos os álbuns.

Filho do documentarista Bill Mason, Nick Mason, nasceu em Birmingham, mas cresceu em Hampstead, Londres, e estudou na Frensham Heights School, perto de Farnham. Posteriormente, estudou na Universidade de Westminster, onde se juntou com Roger Waters, Bob Klose e Richard Wright, em 1964, para formar o grupo antecessor dos Pink Floyd, os Sigma 6.

Mason é o baterista de todos os álbuns dos Pink Floyd (mas não em todas as músicas). As únicas vezes em que a voz de Nick Mason pode ser encontrada nos álbuns dos Pink Floyd é em “Corporal Clegg”, “One of These Days”, “Signs of Life” e “Learning to Fly” do álbum “A Momentary Lapse of Reason”. Ele, no entanto, cantou em mais duas faixas não lançadas oficialmente, “Scream Thy Last Scream” 1967) e “The Merry Xmas Song” (1975/76).

Diferente dos outros membros dos Pink Floyd, Nick Mason raramente tocou outro instrumento sem ser o seu usual (bateria), embora tenha contribuído com diversos efeitos sonoros nos álbuns dos Pink Floyd.

O livro de Nick Mason, “Inside Out: A Personal History of Pink Floyd”, foi publicado em Outubro de 2004 no Reino Unido.

Em Mio de 2019, Nick Mason foi condecorado pelo príncipe William como Comandante da Mais Excelente Ordem do Império Britânico. O título foi concedido ao «eterno baterista» dos Pink Floyd pelos seus serviços prestados à música.

Nick é casado com Nettie, sua segunda esposa, e tem quatro filhos: duas meninas (Holly e Chloe) do primeiro casamento e dois meninos (Guy e Cary) do segundo. Vivem em Hampstead, Londres.  

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...