domingo, 3 de janeiro de 2021

3 DE JANEIRO - SERGIO LEONE

EFEMÉRIDE - Sergio Leone, realizador de cinema italiano, nasceu em Roma no dia 3 de Janeiro de 1929. Morreu na mesma cidade em 30 de Abril de 1989. Foi o autor de famosos filmes, que renovaram o género western, tais como “Era uma vez no Oeste” e “Três homens em conflito. Em 1996, foi seleccionado como um dos 50 maiores realizadores mundiais, pela “Entertainment Weekly”.

Filho de um antigo industrial do cinema, ele ficou conhecido mundialmente por popularizar o género western spaghetti.

Sergio começou, com dezoito anos, como assistente de realização, em filmes de realizadores como Vittorio De Sica, Luigi Comencini e Mervyn LeRoy.

Foi só em 1960 que se estreou como realizador, em “O Colosso de Rodes”. Em 1964, realizou o antológico “Por um punhado de dólares”, estrelado pelo então novato Clint Eastwood. O filme teria duas sequências com o mesmo actor, formando a chamada trilogia dos dólares.

Em 1969, já consagrado internacionalmente, finalizaria o seu projecto mais ambicioso até então, o filme “Once Upon a Time in the West”. Era para ser o seu último western como realizador, mas acabaria por aceitar realizar mais um da série, o filme “Giù la testa”, em 1971, também conhecido como “Once Upon a Time… The Revolutions”.

Passando os anos seguintes como produtor, somente em 1984, dirigiria o seu último grande filme dessa segunda trilogia, conhecida por trilogia da América, e que acabou por se tornar também o último filme que dirigiu na sua carreira.

Nos anos 1960, quando o cinema italiano era essencialmente voltado para as comédias, Sergio Leone foi um dissidente, primeiro especializando-se em filmes épicos e depois na recriação do Oeste e nos filmes de western. Ele passou vários anos a preparar o clássico “Era uma vez na América”, um épico lançado em 1984 no Festival de Cannes.

Foi um dos mais brilhantes realizadores da sua geração e inventor de um estilo em que não faltam lances de pura genialidade. Ele é hoje uma fonte de inspiração para novos cineastas, como Quentin Tarantino e Robert Rodriguez.

Faleceu com 60 anos, sendo sepultado no cemitério Campo di Verano, em Roma.

Em 1937, na escola primária, foi colega de turma de Ennio Morricone, que fez as bandas sonoras de muitos dos seus filmes.

Sergio Leone foi nomeado para o Globo de Ouro, na categoria de Melhor Realizador, e para o BAFTA, na mesma categoria, pelo filme “Once Upon a Time in America” (1984).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...