segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

25 DE JANEIRO - TOBE HOOPER

EFEMÉRIDE - Willard Tobe Hooper, realizador de cinema e televisão, guionista e produtor norte-americano, nasceu em Austin, Texas, no dia25 de Janeiro de 1943. Morreu em Sherman Oaks, Califórnia, em 26 de Agosto de 2017. Foi mais conhecido pelos seus trabalhos com filmes de terror, criador de clássicos do cinema, como a sua obra-prima, “O Massacre da Serra Eléctrica” (1974), filme de terror, e “Poltergeist - O Fenómeno” (1982).

Aos 9 anos, já demonstrava interesse por filmes e, antes de se tornar realizador, passou a década de 1960 como professor universitário, leccionando Cinema na Faculdade de Austin, onde se formara alguns anos antes, e também como cameraman e fotógrafo de documentários. O seu primeiro filme foi “Eggshells” e fez parte do circuito universitário durante o ano de 1969, o que lhe rendeu vários prémios.

Em 1974, Tobe Hooper entrou para a história do cinema ao dirigir um dos melhores filmes de terror de todos os tempos: “O Massacre da Serra Eléctrica”. Quando este filme surgiu, foi uma revolução visual no género.

Foi inspirado pelo caso real do assassino-canibal em série, Ed Gein, que mutilava as suas vítimas cortando os membros e ainda fazia máscaras com a pele dos cadáveres. O “Massacre da Serra Eléctrica” custou 140 mil dólares e rendeu quase 40 milhões no mundo inteiro. Teve a sua venda e exibição proibida em vários países e recebeu a censura máxima norte-americana - a classificação NC-17, na qual somente maiores de 17 anos podem assistir.

Hooper desembarcou em Hollywood disposto a fazer mais pelo cinema de terror. Reuniu parte do elenco da sua primeira produção e realizou “Eaten Alive”, em 1977, filme nunca lançado em determinados países.

Hooper trabalhou numa mini-série de TV chamada “Salem’s Lot, escrita por Stephen King. “Salem’s Lot” é um romance de terror e foi vencedor do World Fantasy Award de Melhor Romance em 1976.

Em 1981, lançou outro grande clássico do terror: “Pague para Entrar”, para a Universal Pictures. Mas foi em “Poltergeist - O Fenómeno”, de 1982, em parceria com Steven Spielberg, que Hooper realizou um dos grandes sucessos do cinema mundial, alcançando o auge da sua carreira, com três nomeações para os Oscars.

Tobe assinou contrato com dois conhecidos directores israelitas, Menahem Golan e Yoram Globus, auxiliando na produção de diversos filmes, entre eles “Força Sinistra”, em 1985.

Em 1986, Hooper tentou repetir a façanha e realizou “O Massacre da Serra Eléctrica 2”, que não conseguiu o mesmo sucesso do primeiro.

Entre 1986 e 1988, Hooper produziu vários filmes em formato para a TV, entre eles alguns episódios de “Freddy Nightmare’s”, uma série de contos de terror exibida pelo canal ABC.

Depois da fase na TV, Tobe voltou ao cinema com “Combustão Espontânea” (1990).

Entre 1990 e 2002, regressou à televisão, produzindo novos filmes em episódios. Participou na série “Mestres do Terror”, tendo dirigido dois episódios.

Tobe Hooper faleceu em Agosto de 2017, aos 74 anos de idade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...