segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

18 DE JANEIRO - CARY GRANT

EFEMÉRIDE - Cary Grant, de seu verdadeiro nome Archibald Alexander Leach, actor norte-americano nasceu em Bristol, na Inglaterra, em 18 de Janeiro de 1904. Morreu em Davenport no dia 29 de Novembro de 1986.

É um dos actores da era clássica de Hollywood. Era conhecido pelo seu sotaque transatlântico, comportamento afável, atitude alegre ao representar e senso de timing cómico.

Quando criança, Archibald costumava ser vestido como uma menina pela mãe, o que acabaria por lhe causar dúvidas quanto à sua sexualidade. Aos seis anos, o pai levou-o para assistir a um espectáculo de pantomima e ele adorou. O produtor, Robert Lomas, precisava mais uma criança e o pai assinou uma guarda provisória, entregando-lhe o menino. Assim, Archibald foi em companhia de Lomas para Berlim, na Alemanha. A trupe foi vista pelo empresário americano Jesse Lasky, que os convidou para se apresentarem em Nova Iorque. Aos sete anos, o menino viu-se a bordo do Lusitânia, tendo com destino à Broadway.

Acabada a temporada, Archibald regressou à Bristol, na Inglaterra, e aos estudos. Aos nove anos, passou a viver apenas com o pai pois, certo dia, ao chegar da escola, soube que a mãe teria ido passar uma temporada no litoral. Na realidade, ela havia sido internada numa instituição para doentes mentais.

Aos treze anos, Archie (como era chamado) deixou a escola e, imitando a assinatura do pai, conseguiu entrar para o grupo do comediante Bob Pender. Durante dois anos. apresentou-se em diversas cidades de Inglaterra até que, em Julho de 1920, aos dezasseis anos, foi uma das oito pessoas escolhidas por Pender, para uma bem-sucedida tournée de dois anos pelos Estados Unidos, ao fim da qual decidiu não voltar para Inglaterra.

Trabalhou então como arrumador de salas de cinema, vendeu de gravatas e fez espectáculos de variedades. Ao mudar-se para Hollywood, a sua bela aparência chamou a atenção de Ben Schulberg, da Paramount. O seu nome, porém, seria um obstáculo, sendo urgente mudá-lo e assim nasceu “Cary Grant”.

A estreia na carreira artística foi em 1932, no obscuro musical “Esposa Improvisada”, mas a primeira grande oportunidade chegaria com o realizador Josef von Stenberg, que o escolheu para fazer par com Marlene Dietrich, em “Vénus Loira”. Em seguida, actuou em cerca de vinte filmes até chegar ao estrelato em 1935, com o filme Vivendo em Dúvida”, ao lado de Katharine Hepburn.

Em 1933, durante um almoço no estúdio, conheceu o actor Randolph Scott, o qual, segundo se sabia, era amante do milionário Howard Hughes. Acredita-se que a atracção entre eles foi imediata e recíproca, e os dois passaram a ter uma relação homossexual e Scott até se mudou para o apartamento de Grant. Muitos produtores chegaram a ameaçá-los de não lhes oferecerem trabalho se não passassem a morar em casas separadas. Assim, face às pressões impostas pela sociedade, Grant nunca chegou a assumir publicamente que este teria sido o grande amor secreto da sua vida.

Em Fevereiro de 1934, os executivos da Paramount forçaram-no a casar com a actriz Virginia Cherrill, mas o casamento apenas chamou mais a atenção para o caso, pois, alguns meses depois, Cary Grant tentou o suicídio, ingerindo pílulas para dormir. Em Março de 1935, divorciou-se e voltou a morar com Randolph Scott. Em 1941, durante a Segunda Guerra Mundial, tornou-se cidadão norte-americano e, em Julho de 1942, casou-se com a milionária Barbara Hutton, de quem se divorciou três anos mais tarde.

A fama internacional ele conquistou-a em 1946, quando actuou ao lado de Ingrid Bergman no filme de Alfred Hitchcock, “Interlúdio”, fama consolidada em 19,57, com “Tarde Demais para Esquecer”. Nesse ano, quando estava casado com a actriz Betsy Drake, apaixonou-se perdidamente por Sophia Loren, mas esta não o quis, por já se achar seriamente envolvida com o produtor italiano Carlo Ponti. Em seguida, casou-se a actriz Dyan Cannon, sua quarta esposa, da qual se divorciou em 1976. Teve com ela uma filha, Jennifer Grant. Em Abril de 1981, Cary casou-se pela última vez, com a actriz Barbara Harris.

É mais conhecido pelas suas parcerias com grandes realizadores, como Alfred Hitchcock e Howard Hawks, e pela elegância que sempre demonstrou nos ecrãs. Foi nele que o escritor inglês Ian Fleming se baseou para criar o personagem 007. O convite foi-lhe feito, mas foi recusado e aceite por Sean Connery.

Ele foi nomeado duas vezes para os Oscars nos anos 1940, com os filmes “Serenata Prateada” (1941), e “Apenas Um Coração Solitário” (1944)], mas, por ser um dos primeiros actores independentes dos grandes estúdios, não obteve o prémio durante os seus anos de actividade. Somente em 1970, a Academia lhe deu um Oscar pela sua carreira.

O actor encerrou a sua carreira no cinema em 1966, com o filme “Walk, Don’t Run”, pois - segundo ele - estava velho para interpretar papéis principais e os seus fãs não aceitariam de o ver como actor secundário.

Cary Grant quase morreu no palco. Teve uma hemorragia cerebral fulminante ao sair do Teatro Adler, em Davenport, Iowa, onde ensaiava o espectáculo “Uma conversa com Cary”. Tinha 82 anos. O seu corpo foi levado para Los Angeles onde, conforme sua vontade, foi cremado sem qualquer cerimónia fúnebre. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...