sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

8 DE JANEIRO - FRANÇOIS MITTERRAND

EFEMÉRIDE - François Maurice Adrien Marie Mitterrand, político francês, presidente da República de 1981 até 1995, morreu em Paris no dia 8 de Janeiro de 1996. Nascera em Jarnac, em 26 de Outubro de 1916.

Detém actualmente o recorde de longevidade (14 anos) na presidência da República Francesa. Foi o primeiro presidente da República e um dos dois únicos (junto com François Hollande) oriundos do Partido Socialista. Sob a sua presidência, foi abolida a pena de morte em França (1981). O seu mandato presidencial encerrou-se em Maio de 1995, quando foi sucedido por Jacques Chirac. Morreu de cancro na próstata, oito meses depois.

François Mitterrand nasceu no seio de uma família católica e conservadora da província. O pai foi funcionário de uma companhia ferroviária e, posteriormente, gerente da fábrica de vinagre familiar, chegando a ser presidente da Federação de Sindicatos de Fabricantes de Vinagre. Teve três irmãos e quatro irmãs.

Entre 1925 e 1934, fez os estudos secundários no Colégio Saint-Paul de Angulême. Aqui, Mitterrand integrou-se na Juventude Estudantil Cristã, ramo estudante da Acção Católica. Até 1937, estudou na Escola Livre de Ciências Políticas, graduando-se em Julho de 1937.

Escreveu artigos em jornais de direita, como “L’Écho de Paris” de Henri de Kerillis, próximo do Partido Social Francês. Eram sobretudo artigos sobre literatura, mas também sobre a sociedade contemporânea e a política. Em 1938, conheceu Georges Dayan (judeu e socialista), a quem salvou de agressões anti-semitas da Acção Francesa. Passaram a ser grandes amigos. Entre 1937 e 1939 fizera o serviço militar, na infantaria colonial.

Em Janeiro de 1947, assumiu o Ministério dos antigos combatentes, tornando-se o ministro mais jovem da história de França, aos 30 anos. As suas actividades políticas foram marcadas péla oposição a Charles de Gaulle, contra quem viria a concorrer nas eleições presidenciais de 1965, chegando a conseguir uma segunda volta, mas sendo derrotado por 55,20% dos votos contra os seus 44,80%. Em 1974, enfrentou Valéry Giscard d’Estaing nas eleições, perdendo o pleito por 49,19% contra 50,81%.

Após tentar a presidência em duas ocasiões (1965 e 1974), foi eleito em 1981, sendo o primeiro presidente socialista eleito em França. Houve grandes comemorações nas ruas de Paris, na noite do anúncio da sua vitória, em 10 de Maio. Foi reeleito em 1988.

Nos seus dois mandatos, Mitterrand conseguiu abolir a pena de morte, nacionalizar cinco grupos industriais e 39 bancos, estabelecer a reforma aos 60 anos, descriminalizar a homossexualidade, promover o fim do monopólio estatal da radiodifusão, inaugurar o Musée d’Orsay, o Instituto do Mundo Árabe, a pirâmide do Louvre e a pedra fundamental da Biblioteca Nacional de França, reforçar as relações franco-alemãs, consolidar a Comunidade Europeia e criar a União Europeia com a assinatura do Tratado de Maastricht em 1992.

Em Setembro de 1983, recebeu o Grande-Colar da Ordem do Infante D. Henrique e, em Outubro de 1987 o Grande-Colar da Ordem da Liberdade, de Portugal.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...