sábado, 2 de janeiro de 2021

2 DE JANEIRO - WILLI CRAF

EFEMÉRIDE - Willi Graf, membro da resistência alemã contra o Terceiro Reich, vinculado ao grupo Rosa Branca, nasceu em Euskirche no dia 2 de Janeiro de 1918. Morreu em Munique, em 12 de Outubro de 1943.

Willi Graf deslocou-se com a sua família para Saarbrücken, no Sarre, em 1922. Com 11 anos apenas, aderiu a um grupo católico dissolvido pelo NSDAP em1 933.

Em 1934, ingressou no grupo antinazi católico Ordem Gris (Grauer Orden) e, em 1937, começou os seus estudos em Medicina na Universidade Ludwig Maximilian em Munique. Porém, em 1938, foi detido por pertencer ao Grauer Orden, sendo liberado pouco depois beneficiando de uma amnistia.

Em 1942, adere ao grupo Rosa Branca (Weiße Rose), formado na Universidade de Munique por outros estudantes, entre os quais Hans Scholl, Sophie Scholl, Alenxander Schmorell e Christoph Probst.

Porém, em 1943, depois dos irmãos Scholl terem sido presos, a Gestapo deteve também Willi Graf e a sua irmã Annelise Graf. Ambos foram sentenciados à pena de morte pelo juiz Roland Freisler do Tribunal Popular nazi, que se encarregou da maior parte dos julgamentos contra membros da resistência alemã.

Depois de meses de tortura e sem ter delatado nenhum outro membro do grupo, Willi foi decapitado em 12 de Outubro de 1943.

Em 2003, a título póstumo, foi nomeado Cidadão Ilustre de Saarbrücken e foi dado o seu nome a sete escolas alemãs.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...