sábado, 23 de janeiro de 2021

23 DE JANEIRO - MARISKA HARGITAY

EFEMÉRIDE - Mariska Magdolna Hargitay, actriz norte-americana, nasceu em Santa Mónica no dia 23 de Janeiro de 1964. Conquistou um Globo de Ouro para Melhor Actriz (dramática) e, em televisão, ganhou um Emmy Award. É sobretudo conhecida pelo seu papel na série policial de sucesso “Law & Order: SVU”, onde interpreta o papel de Olivia Benson.

Mariska é a filha mais nova de Jayne Mansfield, actriz e símbolo sexual dos anos 1950, e de Mickey Hargitay, antigo “Mr. Universo”.

Os pais de Mariska tinham-se divorciado em Maio de 1963, mas o divórcio foi anulado. Durante o período de divorcio, Jayne conheceu o cantor paulista Nelson Sardelli, nas filmagens de “Heimweh nach St. Pauli”, com quem namorou alguns meses. Jayne e Mickey reconciliaram-se poucos meses antes do seu nascimento, mas logo se separaram novamente, com o divórcio oficializado em Agosto do mesmo ano. Algumas semanas mais tarde, a mãe casou-se com o realizador Matt Cimber.

Em 29 de Junho de 1967, Jayne Mansfield morreu num acidente automobilístico. Como vinha a dormir na parte de trás do veículo, Mariska, com três anos e meio, feriu-se, ficando posteriormente com uma cicatriz em zig-zag ao lado da cabeça.

Após a morte da sua mãe, os três irmãos foram levados para morar com o pai e a sua nova esposa, Ellen Siano.

Em 1982, Mariska foi coroada Miss Beverly Hills E.U.A. e ficou em 4º lugar em Miss Califórnia E.U.A.. Fez a sua estreia na televisão com um pequeno papel em “Star 80”.

Durante alguns anos, fez papéis recorrentes nas séries televisivas “Downtown” e “Falcon Crest”, nas quais interpretou a personagem Carly Fixx.

Em 1992, interpretou a agente da polícia Angela Garcia na série “Tequila & Bonetti”, além de aparecer num episódio da 4ª temporada de “Seinfeld”. Em 1995, Mariska interpretou Didi Edelstein, a vizinha sexy, na sitcom “Can't Hurry Love”, estrelado por Nancy McKeon. Em 1997, interpretou a detective Nina Echeverria na série “Prince Street”, e teve um papel recorrente como Cynthia Hooper, durante a 4ª temporada de “ER”.

Além destes papéis, Hargitay participou em muitos outros programas de televisão, incluindo: “Freddy’s Nightmares”, “Ellen”, “All American Girl”, “Baywatch”, “Cracker”, “Gabriel’s Fire”, “In the Heat of the Night”, “JoJo’s Circus”, “The Single Guy”, “Wiseguy “e “thirtysomething”.

A sua voz foi destaque no vídeo game “True Crime”: “New York City”. e “Mariska”; também teve um papel menor no filme de 1995 “Leaving Las Vegas”.

Desde 1999, Mariska tem interpretado a detective Olivia Benson, na série policial de sucesso “Law & Order: SVU”.

Como resultado do seu trabalho, Mariska foi eleita como a «actriz mais bem paga da TV» pelo “Guinness Book of Records”, edição 2008.

Mariska Hargitay fala fluentemente cinco idiomas: inglês, francês, húngaro, espanhol e italiano.

Em Agosto de 2004, Mariska casou-se em Santa Barbara, Califórnia, com o também actor Peter Hermann.

Em Junho de 2006, deu à luz August, por cesariana. Durante os últimos meses de gravidez, teve licença-maternidade de “Law & Order: SVU”, e foi temporariamente substituída por Connie Nielsen. Ela apareceu com o seu bebé, August, na campanha “Got Milk?” em Janeiro de 2007.

Após ganhar o Emmy em Agosto de 2006, Hargitay fez questão de agradecer ao seu pai por tudo o que ele tinha feito por ela. Apenas 17 dias mais tarde, em 14 Setembro de 2006, ele faleceu em Los Angeles, vítima de mieloma múltiplo, aos 80 anos de idade.

No final de Dezembro de 2008, sofreu um pneumotórax parcial do pulmão, após um acidente em Hamptons, mas o seu representante leu uma declaração dizendo que ela continuaria na série até o final da temporada.

Porém, em 12 de Janeiro, Mariska foi internada novamente, e só no final de Janeiro voltou a gravar a série.

Em Março de 2009, Mariska foi de novo hospitalizada após sofrer dores no peito. Foi divulgado que provavelmente precisaria de mais cirurgias e a informação foi confirmada ao “Us Magazine” por um representante da actriz.

No dia 23 de Março de 2009 Mariska foi vista no set de SVU, em East Village, Nova Iorque, gravando cenas da série.

Em 2011, Mariska Hargitay e o marido, Peter Hermann, adoptaram uma menina, Amaya. Seis meses depois, um menino, Andrew.

Hargitay co-fundou a Joyful Heart Foundation, uma organização que fornece apoio a pessoas que foram agredidas sexualmente. Ela apoia vária organização de ajuda a necessitados e patrocina variados projectos filantrópicos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...