segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

11 DE JANEIRO - TERRY WILLIAMS

EFEMÉRIDE - Terrence “Terry Williams, baterista britânico conhecido pela sua participação na banda Dire Straits, liderada pelo guitarrista Mark Knopfler, nasceu em Swansea no dia 11 de Janeiro de 1948.

Nascido no País de Gales, Terry entrou para a banda Dire Straits em 1982, quando Pick Withers, baterista da formação original, resolveu abandonar o grupo para montar uma banda de jazz e dedicar-se mais à família.

A entrada de Terry Williams deu-se a partir do CD “Twisting by the Pool”. Era o baterista na fase de maior sucesso da banda, após o lançamento de “Brothers in Arms”. Durante a gravação do álbum, chegou a deixar a ilha de Montserrat, porque Mark Knopfler chamou o baterista Omar Hakin para refazer a bateria, pois não tinha gostado do que Terry desenvolvera. Embora não se tenha a certeza, acredita-se que a única participação de Terry na fase de estúdio que foi para o disco é a introdução de “Money for Nothing”. Apesar desse contratempo, Terry Williams prosseguiu na banda e participou em toda a tournée que se seguiu nos dois anos seguintes.

Bastante identificado com o momento que a banda vivia, permaneceu até meados de 1988, sendo uma das suas últimas apresentações o show dedicado aos 70 anos de Nelson Mandela. Naquele período, os Dire Straits tinham feito uma pausa nas suas tournées e os seus membros dedicavam-se mais a projectos paralelos, principalmente porque a última tournée do disco “Brothers in Arms”, havia sido muito desgastante, tendo ocorrido entre 1985 e 1986.

A partir de 1989, Mark Knopfler decidiu fazer um novo disco dos Straits, que se intitulou “On Every Street”.

Knopfler decidiu, também, promover algumas mudanças na banda, entre as quais estava incluída a bateria. Para o novo álbum assumiram, na fase de estúdio, os bateristas Jeff Porcaro (falecido pouco tempo depois) e Chris Whitten (que tocou na tournée). A tournée desse disco, última do grupo, deu origem ao show ao vivo “On The Night”, gravado em vídeo.

Terry permanece activo, mas tocando músicas mais calmas.   Completa hoje 73 anos de idade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...