quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

6 DE JANEIRO - GUY GARDNER

EFEMÉRIDE - Guy Spence Gardner, ex-piloto, piloto de testes e astronauta norte-americano, nasceu em Altavista no dia 6 de Janeiro de 1948. Estudou na Academia da Força Aérea dos Estados Unidos e formou-se em 1969, com bacharelatos em Matemática, Astronáutica e Engenharia Científica. Juntou-se à Força Aérea e lutou, em 1972, na Guerra do Vietname. Ingressou, em 1975, na Escola de Pilotos de Testes da Força Aérea e serviu como piloto de testes e, mais tarde, como instrutor.

Gardner foi seleccionado como astronauta em 1980, no Grupo 9 da NASA. Inicialmente, trabalhou, em terra, no suporte e desenvolvimento do Programa do Ónibus Espacial. A sua primeira viagem para o espaço ocorreu em Dezembro de 1988, como o piloto do Atlantis na missão STS-27, que ficou quatro dias em órbita da Terra e transportava uma carga do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Gardner voltou ao espaço, pela segunda e última vez, em Dezembro de 1990, como piloto da STS-35, a bordo do Columbia, desta vez ficando oito dias em órbita e realizando experiências astronómicos.

Depois, voltou para à Força Aérea, como director da Escola de Pilotos de Testes na Base Aérea Edwards na Califórnia. Gardner aposentou-se da Força Aérea em 1992, como coronel, e voltou para a NASA, assumindo o cargo de administrador associado, na sede da agência. Nessa qualidade, a sua principal função foi a de director do Programa Ónibus Espacial-Mir, em parceria com a Rússia. Também trabalhou como director de missão e director de garantia de qualidade.

Gardner foi trabalhar, em 1995, para a Administração Federal de Aviação. Nos anos seguintes, actuou como palestrante em diversas universidades e como executivo de várias empresas e instituições de ensino. Guy Gardner já foi condecorado com vários prémios e honrarias, pelos seus serviços na Força Aérea e na NASA, incluindo a Medalha de Serviço Distinto da Força Aérea, a Medalha de Serviço Excepcional da NASA, a Legião do Mérito, a Cruz de Voo Distinto e catorze Medalhas do Ar. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...