Gardner foi seleccionado como
astronauta em 1980, no Grupo 9 da NASA. Inicialmente, trabalhou,
em terra, no suporte e desenvolvimento do Programa do Ónibus Espacial. A
sua primeira viagem para o espaço ocorreu em Dezembro de 1988, como o piloto do
Atlantis na missão STS-27, que ficou quatro dias em órbita da
Terra e transportava uma carga do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.
Gardner voltou ao espaço, pela segunda e última vez, em Dezembro de 1990, como
piloto da STS-35, a bordo do Columbia, desta vez ficando oito dias
em órbita e realizando experiências astronómicos.
Depois, voltou para à Força
Aérea, como director da Escola de Pilotos de Testes na Base Aérea
Edwards na Califórnia. Gardner aposentou-se da Força Aérea em 1992,
como coronel, e voltou para a NASA, assumindo o cargo de administrador
associado, na sede da agência. Nessa qualidade, a sua principal função foi a de
director do Programa Ónibus Espacial-Mir, em parceria com a Rússia.
Também trabalhou como director de missão e director de garantia de qualidade.
Gardner foi trabalhar, em 1995, para a Administração Federal de Aviação. Nos anos seguintes, actuou como palestrante em diversas universidades e como executivo de várias empresas e instituições de ensino. Guy Gardner já foi condecorado com vários prémios e honrarias, pelos seus serviços na Força Aérea e na NASA, incluindo a Medalha de Serviço Distinto da Força Aérea, a Medalha de Serviço Excepcional da NASA, a Legião do Mérito, a Cruz de Voo Distinto e catorze Medalhas do Ar.
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