terça-feira, 12 de janeiro de 2021

12 DE JANEIRO - PAULO GONÇALVES

EFEMÉRIDE - Paulo da Silva Gonçalves, piloto motociclista português, morreu em Layla, Arábia Saudita, no dia 12 de Janeiro de 2020, durante o Rally Dakar. Nascera em Gemeses, Esposende, em 5 de Fevereiro de 1979.

Destacou-se como motociclista, tendo acumulado 23 títulos nas modalidades de motocross, supercross e enduro. Foi Campeão do Mundo de ralis todo-o-terreno em 2013 e vice-campeão em 2014.

Começou a participar no Rally Dakar em 2006, tendo feito parte daquela competição durante treze edições. Em quatro ocasiões, terminou no Top-10, tendo sido o segundo na geral em 2015, apenas abaixo do vencedor, Marc Coma.

Durante o Rally Dakar esteve em quatro equipas: KTM, Honda, Husqvarna e Hero, esta última em 2020.

Durante a edição de 2020, partiu o motor na terceira etapa, tendo chegado a ser anunciada a sua desistência, notícia que foi corrigida cerca de três horas depois, uma vez que Paulo Gonçalves estava a tentar reparar o seu veículo ao mesmo tempo que aguardava a chegada da assistência da sua equipa. Devido ao seu gosto por velocidades elevadas, recebeu a alcunha de “Speedy”, em alusão ao personagem animado Speedy González.

Faleceria num acidente ao quilómetro 276 da sétima etapa do Rali Dakar 2020. As equipas de salvamento encontraram-no já inconsciente, tendo tentado a reanimação no local. Foi depois transportado de helicóptero para o hospital de Layla, onde foi confirmado o óbito. Faleceu aos 40 anos de idade.

Após o seu falecimento, a autarquia de Esposende emitiu uma nota de pesar, onde destacou a sua carreira como piloto e o considerou como um embaixador de Esposende no mundo.

A sua morte também foi lamentada pelo presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, que afirmou «Paulo Gonçalves morreu a tentar alcançar o sonho de vencer uma das mais duras e perigosas provas de rally do mundo, na qual foi sempre um digníssimo representante de Portugal, chegando a alcançar o segundo lugar em 2015».

No dia 29 de Janeiro de 2020, foi condecorado, a título póstumo, com o Colar de Honra ao Mérito Desportivo, a mais alta distinção que o Governo pode entregar no campo desportivo. Foi também distinguido com a Medalha de Honra do Município de Esposende.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...