quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

13 DE JANEIRO - RAKESH SHARMA

EFEMÉRIDE - Rakesh Sharma, cosmonauta indiano, nasceu em Punjab no dia13 de Janeiro de 1949. Foi o primeiro astronauta indiano e até hoje o único, sendo tripulante da missão Soyuz T-11 lançada ao espaço em 2 de Abril de 1984, como parte do programa espacial soviético Intercosmos.

Piloto e líder de um esquadrão da força aérea indiana, Sharma passou sete dias em órbita, a bordo da estação Salyut 7, realizando fotografias multiespectrais do noroeste da Índia, tendo em vista o planeamento da construção de diversas fábricas hidreléctricas nas encostas indianas do Himalaia. Ainda a bordo da Salyut, foi o primeiro a experimentar elaboradas sessões de ioga em gravidade zero.

Ele foi protagonista de um famoso incidente diplomático ocorrido na missão, acontecido durante a sua conversa em órbita com a primeira-ministra Indira Gandhi. Perguntado por ela como a Índia se parecia vista do espaço, Sharma respondeu que parecia melhor que todo o resto do mundo, frase inicial de um conhecido poema indiano, mas que causou constrangimento entre os seus companheiros soviéticos e com os directores do programa espacial.

De volta da missão, recebeu a condecoração de Herói da União Soviética e a maior condecoração civil da Índia, a Ashoka Chakra, juntamente com os tripulantes soviéticos Gennady Strekalov e Yuri Malyshev.

Hoje, retirado das operações na força aérea, faz parte do grupo de cientistas espaciais indianos reunidos pela Organização de Pesquisa Espacial da Índia, que recebeu do governo o sinal verde para a ampliação dos estudos e experiências capazes de levar uma nave tripulada indiana ao espaço, no futuro.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...