domingo, 24 de janeiro de 2021

24 DE JANEIRO - PERNELL ROBERTS

EFEMÉRIDE - Pernell Elven Roberts Junior, actor e cantor norte-americano, morreu em Malibu no dia 24 de Janeiro de 2010. Nascera em Waycross, em 18 de Maio de 1928. Foi protagonista da série de televisão “Bonanza”, sendo o mais longevo dos actores que nela participaram.

Trabalhou em mais de 60 séries e dezenas de filmes, mas o seu rosto é sempres lembrado por dois papeis: o do cowboy Adam Cartwright em “Bonanza” e o do cirurgião-chefe John McIntyre, em “Trapper John, M.D.”.

Filho de um vendedor da empresa Dr Pepper, começou a actuar na adolescência, em peças escolares, e a cantar em shows da United Service Organizations. Na década de 1940, entrou para o Instituto de Tecnologia da Geórgia, mas não concluiu os estudos. Logo após a Segunda Guerra Mundial, entrou para o Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, onde serviu durante dois anos. Neste período, fez parte da United States Marine Band, tocando tuba e instrumentos de percussão.

Em 1949, estreou-se como actor profissional na peça “The Man Who Came to Dinner” e, em 1952, estreou-se na Broadway. Em 1955, ganhou o Drama Desk Award, pela sua actuação em “Macbeth”. Em 1956, fez a sua estreia na televisão, na série “Kraft Television Theatre” e, em 1957, estreou-se no cinema, com o filme “Desire Under the Elms”, lançado em 1958.

Em 1959, assinou contrato com a NBC, para interpretar o papel do filho mais velho de Ben Cartwright, Adam Cartwright, na série “Bonanza”. Após a temporada de 1965, deixou o elenco apos criticar a série e a NBC. Nos anos seguintes, iniciou uma série de actuações em musicais na Broadway.

Em 1991, actuou no seu último filme, a longa-metragem “Checkered Flag” e, em 1997, fez a sua última aparição numa série de TV, “Diagnosis: Murder”.

Pernell era um activista pelos direitos da igualdade e justiça social, participando em diversos eventos e movimentos. Em Janeiro de 2010, faleceu na decorrência de um cancro no pâncreas.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...