quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

14 DE JANEIRO - FAYE DUNAWAY

EFEMÉRIDE - Dorothy Faye Dunaway, actriz norte-americana, uma das grandes estrelas do cinema nos anos 1960 e 1970, nasceu em Bascom no dia 14 de Janeiro de 1941. Ganhou o Oscar de Melhor Actriz da em 1976, com “Rede de Intrigas”.

Depois de estrear nos ecrãs num pequeno papel no filme “O Incerto Amanhã” pelas mãos do realizador Otto Preminger, Faye Dunaway conheceu o estrelato instantâneo no papel de Bonnie Parker, com o megassucesso junto do público e da crítica de “Bonnie & Clyde: Rajada de Balas”, filme produzido e estrelado por Warren Beatty em 1967, vencedor de vários Oscars daquele ano e que a transformou numa celebridade internacional.

A partir daí, a sua carreira entrou em contínua ascensão e a sua participação em “Crown, O Magnífico”, com Steve McQueen, no ano seguinte, levou-a a ser uma das actrizes mais populares de Hollywood nos anos 1970, estrelando grandes sucessos como “Os Três Dias do Condor” com Robert Redford, o celebrado filme de Roman Polanski “Chinatown” com Jack Nicholson, “Os Olhos de Laura Mars” com Tommy Lee Jones e “Rede de Intrigas”, o filme que lhe daria o Oscar de Melhor Actriz como Diana Christensen, uma manipuladora executiva de televisão, entre outras actividades.

Apesar do seu grande talento, nos anos 1980 os papéis importantes começaram a escassear e Dunaway fez poucos filmes, o mais notável deles sendo “Mamãzinha Querida”, em que teve uma impressionante actuação como Joan Crawford, a estrela de Hollywood dos anos 1930/40, que foi retratada como uma megera na vida particular por sua filha, numa autobiografia que se tornou um best-seller nos Estados Unidos. Faye considerou que este filme arruinou a sua carreira como actriz principal, porque o seu desempenho foi «muito bom num papel odioso», que provocou grande antipatia entre o público cinéfilo.

Afastada das grandes produções, a sua última participação num filme de sucesso foi quando contracenou com o seu ídolo Marlon Brando em “Don Juan de Marco”, em 1996, também com Johnny Depp no elenco, no papel-título.

Faye tem uma estrela na Calçada da Fama desde 2 de Outubro de 1996, localizada no Hollywood Boulevard.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...