quinta-feira, 15 de maio de 2008

EFEMÉRIDE Duarte Pio de Bragança, de seu nome completo Duarte Pio João Miguel Gabriel Rafael de Bragança, 24° Duque de Bragança e herdeiro presuntivo do trono de Portugal, nasceu em Berna, Suiça, em 15 de Maio 1945. A sua mãe era irmã de Isabel de Orleães e Bragança, esposa do Conde de Paris.
A família real foi autorizada a regressar a Portugal por uma lei de 1950. Três anos mais tarde, toda a família se estabeleceu em Portugal, fixando-se inicialmente em Gaia, mudando-se depois para os arredores de Coimbra. A partir dessa altura Dom Duarte estudou no Colégio Nuno Álvares (Caldas da Saúde), depois no Colégio de Jesuítas de Santo Tirso até 1960, ano em que ingressou no Colégio Militar em Lisboa.
Licenciou-se em Engenharia Agronómica no Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa, tendo-se pós-graduado no Instituto para o Desenvolvimento da Universidade de Genebra.
Entre 1968 e 1971 cumpriu o serviço militar em Angola na Força Aérea. Em 1972 organizou, com um grupo angolano, uma lista independente de candidatos à Assembleia Nacional, iniciativa que terminou com a sua expulsão do território angolano, por ordens de Marcelo Caetano, sucessor de Salazar na ditadura fascista.
Após a Revolução dos Cravos (1974), fez um comunicado onde afirmou: «Vivo intensamente este momento de transcendente importância para a Nação. Dou o meu inteiro apoio ao ‘Movimento das Forças Armadas’ e à ‘Junta de Salvação Nacional’».
Assumiu a chefia da Casa Real Portuguesa após a morte do pai, D. Duarte Nuno, em Dezembro de 1976. Casou-se, em 13 de Maio de 1995, na Igreja do Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, com Isabel de Herédia de quem tem 3 filhos.

1 comentário:

Ricardo Gomes da Silva disse...

VIVA O REI!!!

bem haja

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...