sábado, 10 de maio de 2008

EFEMÉRIDEPaul David Hewson, conhecido por Bono, cantor irlandês, nasceu em Dublin no dia 10 de Maio de 1960. É líder carismático do grupo musical U2 e destacado activista na defesa dos Direitos do Homem.
Começou a namorar com a esposa quando ainda eram adolescentes, tendo-se casado em 1982. Filho de pai católico e mãe protestante, desenvolveu a sua personalidade com uma forte fé religiosa, mas sem nenhuma inclinação fixa. Estudou no Mount Temple Comprehensive School e foi ali que adquiriu o seu apelido “Bono Vox”, depois encurtado para “Bono”.
Em 1975, o baterista do U2 colocou naquela escola um anúncio procurando jovens interessados em formar uma banda. Apareceram quatro interessados, entre eles Bono. Inicialmente ninguém queria cantar. Havia um baixista, um baterista e 3 guitarristas mas, como precisavam de um vocalista, Bono foi o escolhido.
Ícone da música pop/rock mundial, tem escrito canções que reflectem os ideais cristãos, tendo inclusivamente actuado uma vez para o Papa João Paulo II. É um símbolo da luta contra a pobreza no continente Africano, ajudando as pessoas que lá vivem e necessitam a saírem da miséria. Tem participado também em iniciativas destinadas a financiar os programas de luta contra a SIDA, a tuberculose e a malária.
Autor de 99% das letras das canções dos U2, tem defendido várias causas humanitárias e políticas. Acredita «num Mundo melhor, em que as pessoas sejam boas e vivam em paz».
Bono sempre se relacionou bem com os artistas que foi encontrando ao longo da carreira, quaisquer que fossem as suas correntes musicais. Foi assim que cantou com Pavarotti, Frank Sinatra, Paul McCartney, Bruce Springsteen e outros. Escreveu também uma canção para o francês Johnny Hallyday.
Em 2003 foi nomeado Cavaleiro da Legião de Honra Francesa e, sob proposição do Primeiro-Ministro inglês, foi feito também Cavaleiro da Ordem do Império Britânico. Em 2005 foi considerado pela revista americana Time como a personalidade do ano. Recebeu várias outras condecorações mundiais, uma delas em Portugal.
Em virtude das suas actividades humanistas, foi indicado para Prémio Nobel da Paz em 2003, 2005 e 2006.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...