sábado, 3 de maio de 2008

EFEMÉRIDE Georges Moustaki, de seu verdadeiro nome Giuseppe Mustacchi, autor, compositor e cantor francês, nasceu no Egipto (Alexandria) em 3 de Maio de 1934.
Nascido de pais judeus gregos, cresceu num ambiente multicultural (judeu, grego, italiano, árabe e francês) e cedo se apaixonou pela literatura e pela canção francesa, nomeadamente por Édith Piaf.
Mudou-se para Paris em 1951, trabalhando como jornalista e como barman num “piano - bar”, o que lhe possibilitou conhecer várias personalidades do mundo musical da época, como Georges Brassens, que viria a ter grande influência na sua carreira e de quem adoptou o nome próprio. Em 1958, encontrou Édith Piaf, tendo escrito para ela uma das suas canções mais conhecidas - Milord - e com quem viveu um intenso mas fugaz romance de amor.
Durante os anos 60 escreveu canções de sucesso para grandes nomes da canção, como Yves Montand, Barbara e sobretudo Serge Reggiani.
No “Maio de 68”, escreveu, compôs e interpretou “Le Métèque », uma balada romântica que fala dum estrangeiro um pouco etilizado, doce sonhador e solitário. Foi um grande sucesso internacional que relançou a sua carreira. Em Janeiro de 1970, fez o seu primeiro grande concerto na prestigiada sala de espectáculos parisiense ”Bobino”. Era desvendado finalmente um artista que mostrou privilegiar os ambientes calorosos e próximos do público.
Durante mais de três décadas tem percorrido o Mundo para dar espectáculos, mas sobretudo para se inspirar e produzir outros trabalhos. Os seus discos sucedem-se e são sempre diferentes. Músico prolífero, continua a seguir o seu caminho, encontrando nas tournées - que se seguem ao lançamento de cada álbum - pretexto para reencontrar o seu público sempre fiel.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...